Policiais penais do Ceará concluem Curso de Entradas Táticas da Divisão de Operações Especiais do Distrito Federal

27 de maio de 2021 - 14:38

Policiais penais dos grupos táticos da Secretaria da Administração Penitenciária participaram do Curso de Entradas Táticas da Divisão de Operações Especiais (DOE), da Polícia Civil do Distrito Federal. A capacitação aprimora os conhecimentos práticos na rotina diária do policial, além de promover a melhoria da capacidade de ação e reação, raciocínio rápido, trabalho em equipe e domínio das técnicas operacionais.

O curso contou com a participação de 23 policiais e teve carga horária 68h/a, divididas em aulas teóricas e práticas. Os conteúdos abordados foram de teorias de entradas táticas, prática de entrada tática, Retenção e Contra-retenção de armas curtas e longas, tiro de combate, atendimento pré-hospitalar em zona de combate (APH Tático), missões simuladas, noções de transporte aerotáticos e combate em ambiente confinado (CQB).

O secretário executivo de planejamento e gestão interna Maiquel Mendes, também instrutor do curso, ressalta que o treinamento vem seguindo o protocolo que a Secretaria adota desde o seu início, que é a capacitação continuada do seus servidores. “Hoje os policiais penais do Ceará trabalham integrados com as forças de segurança pública. Este tipo de conhecimento é primordial para que os policiais executem suas atividades com mais segurança”, pontua.

Ainda de acordo com Maiquel, a SAP tem como planejamento, formar uma equipe especializada em missões de alto risco. A busca pela doutrina do D.O.E, da Polícia Civil do Distrito Federal, foi fundamental para esse propósito. “Vamos formar uma equipe que vai multiplicar esse conhecimento e, assim, dar continuidade ao trabalho que a SAP/CE criou como referência nacional. Queremos um servidor capacitado, que apresenta um trabalho e um atendimento de forma adequada, trazendo mais segurança para a população cearense”, conclui.

O policial penal Rogério Andrade, do Grupo de Operações Regionais do Cariri (GORE), ressalta a importância da busca por mais conhecimento. “Cada vez mais a Secretaria vem investindo no servidor para aprimorar o trabalho da equipe de intervenção prisional”, afirma.

Para o policial penal Marciano Lopes, do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), o investimento na categoria é fundamental para a segurança da equipe. “A chegada do secretário Mauro Albuquerque vem quebrando paradigmas, fortalecendo os policiais penais e o sistema penitenciário cearense”, atesta.