Secretário Mauro Albuquerque apresenta demandas do Ceará ao Departamento Penitenciário Nacional

27 de maio de 2021 - 09:36

O secretário da Administração Penitenciária do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, foi recebido pela diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tânia Fogaça, e a sua Diretoria Executiva. Na ocasião, o titular da SAP/CE agradeceu o apoio reiterado do órgão e apresentou projetos e ações que necessitam da continuidade da parceria.

Um dos primeiros Estados a participar da Força-tarefa de combate ao crime organizado do Ministério da Justiça, o Ceará tem investido forte no trabalho de inteligência das suas forças de segurança. Mauro Albuquerque aproveitou para solicitar parcerias que possam trazer ações de qualificação dos seus policiais penais e compras de equipamento na área de Inteligência. O momento serviu para avaliar os resultados dessa integração.

Ao tratar do enfrentamento da pandemia, o titular da SAP solicitou o envio de mais Epis e testes Swab para a detecção rápida de casos confirmados da Covid-19. O Ceará é apontado como um Estado referência pelas suas ações preventivas e o formato de atendimento as pessoas positivadas.

Sobre o trabalho de ressocialização, Mauro Albuquerque apresentou os dados que mostram o avanço da gestão penitenciária do Ceará e pediu apoio e recursos para a qualificação profissional de 7 mil internos e material para reforçar o trabalho realizado na educação formal dos apenados. O Secretário também aproveitou para apresentar o projeto APAC de Maracanau, que pode contar com recursos do Depen.

Por fim, o gestor da SAP/CE reiterou o apoio de seus policiais penais treinados para cooperar em qualquer Estado da federação que passe por eventuais crises, assim como foi no Amazonas e Pará.

Mauro Albuquerque considerou a visita mais um passo para a firme relação entre os órgãos. “O Depen tem sido um grande parceiro, seja para equipamentos como para recursos de investimento pessoal. Acreditamos que as demandas aqui apresentadas serão atendidas, para reforçar o Ceará como um lugar de referência em gestão prisional”, atesta.