SAP recebe doação de 3 mil livros para o projeto Livro Aberto

11 de junho de 2021 - 14:46

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) recebeu mais uma doação de livros para reforçar as ações do projeto Livro Aberto nas unidades prisionais.

A entrega ocorreu na sede do Sistema FIEC e contou com a presença do secretário Mauro Albuquerque, o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda e o chefe do Estado-Maior, Coronel Marcos Gomes Paulino.

A doação veio através do Comando da 10ª Região Militar, em parceria com o Sistema FIEC. A ação arrecadou 3.000 livros que serão distribuídos em 14 unidades do sistema penitenciário. O projeto Livro Aberto tem como objetivo incentivar a leitura como um caminho para ressocializar e reduzir a pena de internos.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo Holanda, mostrou satisfação em contribuir através da educação para que os internos possam aumentar seus conhecimentos e mudar o seu destino. “No momento em que educamos essas pessoas com a leitura estamos dando esperança de vida. É fabuloso saber que os internos estão lendo de Shakespeare a Machado de Assis. E isso só está sendo possível devido o trabalho e empenho coletivo de levar a leitura como forma de transformação de vida”, comemora.

Para o secretário Mauro Albuquerque a parceria com as instituições para a arrecadação de livros é de grande importância para a melhoria do sistema e na ressocialização dos internos. “Incentivar a leitura dos internos é abrir o campo de visão deles. Através do conhecimento podemos mudar seu estilo de vida e sua postura perante a sociedade. Com essa doação iremos de 10 mil livros para quase 15 mil no sistema penitenciário. Nossa meta é atingir 25 mil para ter, no mínimo, 1 livro pra cada interno”, enfatiza.

Chefe do Estado-Maior, Coronel Marcos Paulino, do Comando da 10ª Região Militar enfatiza a honra de doar os livros e fazer parte do projeto. “Ficamos muito felizes que militares de todos os quartéis do Estado se uniram em prol dessa ação. Foram diversos livros de temas sobre literatura clássica, livros paradidáticos, apostilas especializadas, dentre outros. Graças a essa parceria entre exército, a FIEC e a secretaria todo esse conhecimento estará a disposição do nosso sistema prisional do Ceará”, comemora.

Projeto

O projeto Livro Aberto visa facilitar o cumprimento da lei estadual n° 15.718/2014, a qual prevê remição da pena por meio da leitura.
O preso escolhe, a cada mês, uma obra literária dentre os títulos selecionados para a leitura. O apenado tem o prazo de 21 a 30 dias para apresentar o relatório de leitura ou resenha. O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, em local adequado.

A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 é aprovada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Depois, é levado para a vara judicial para ser avaliado sobre a redução da pena. Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de remir 48 dias no prazo de 12 meses da pena.