SAP conclui o 37º Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (C.A.A.T)

9 de julho de 2021 - 11:03

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), acaba de concluir o 37º Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (C.A.A.T). Foram formados 30 policiais penais e 1 policial militar em 64 horas/aula.

Os profissionais tiveram aulas teóricas e práticas como apresentação do armamento, montagem e desmontagem, manutenção, regras de segurança, sistema de funcionamento, munições e tiro com pistola, espingarda calibre 12, arma longa calibre 5,56, arma longa calibre .40 e noções de sobrevivência policial.

A capacitação contou com o monitoramento dos instrutores do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE). Para o instrutor Alvarenga, o objetivo maior do C.A.A.T é aperfeiçoar a capacidade funcional do policial penal no dia a dia do ambiente prisional. “O manuseio de armas é um dos principais treinamentos que todo policial deve ter. Pois é através desse aperfeiçoamento que mantemos a integridade física do interno e também a garantia de vida do próprio policial. Um policial bem treinado é uma sociedade garantida”, afirma.

A policial penal, Aline Alves, lotada na Cadeia Pública de Sobral está no sistema desde 2011 e nunca tinha tido a oportunidade de se capacitar. “Me sentia muito fragilizada em relação ao manuseio do meu armamento por não ter noção nenhuma. Com o CAAT, me sinto mais segura e privilegiada em ter essa oportunidade de treinamento. Hoje me sinto preparada pra qualquer tipo de situação”, ressalta.

O curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro da SAP se tornou referência para outros profissionais de segurança pública que desejam aprimorar de forma eficiente e prática suas habilidades essenciais no tiro para lidar com situações de crise e neutralização de conflitos.

O policial militar S. Menezes, agradece a oportunidade de fazer parte do treinamento junto com o efetivo da policial penal. “O C.A.A.T é um curso que todos os profissionais de segurança pública deveriam fazer, pois os alunos aprendem a manusear de forma segura e prática o armamento que usamos no dia a dia. Essa integração entre policias é de suma importância para a sociedade. Juntos somos mais fortes’, enfatiza.

CAAT

O Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (CAAT), foi criado com o objetivo de aprimorar o uso de armamentos por policiais penais e agentes de várias esferas de segurança pública, aumentando a segurança nos procedimentos dentro e fora do sistema prisional.

O CAAT está na sua 37 edição e já formou 1901 profissionais: 1751 policiais penais, 38 policiais civis, 79 policiais militares e 33 guardas municipais.