Policiais penais do Ceará são convocados para missão em Roraima

16 de julho de 2021 - 16:20

Policiais penais do Grupo de Ações Penitenciárias, da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará, foram enviados para atuarem junto à Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) em Roraima. A convocação aconteceu em uma mobilizada realizada pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Os policiais desempenharão funções operacionais para manutenção da segurança (guarda, vigilância e custódia) e procedimentos de rotina da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo – PAMC, a maior penitenciária do estado.

Cinco operacionais da SAP estão na missão que deve durar 90 dias. Eles irão intensificar a capacitação dos policiais penais locais, tanto dos já efetivos quantos dos que serão efetivados em breve, objetivando continuar o controle do sistema prisional pelo Estado após a saída da Força de Cooperação.

O policial penal do GAP, Handson Vidal explica sobre a missão realizada. “Estamos nas unidades implementando procedimentos e acompanhando quem já chegou em conjunto com outras forças. A importância é repassar o conhecimento e aprimorar ainda mais. A cada dia vamos enriquecendo ainda mais o nosso conhecimento”, afirma.

O corpo Técnico-Docente, é composto por mais de 50 policias penais da F.T.I.P, que ministram dentre outras disciplinas: o Eixo Introdutório – com Fundamentos Jurídicos da Responsabilização Criminal; Eixo Intermediário: com População Prisional e Políticas Públicas; até o Eixo Avançado: em Intervenção Tática Prisional, Escolta de Alto Risco, Uso Proporcional da Força e Técnicas e Tecnologias Menos Letais – TTML.

Além disso, terão parte ativa nos cursos e instruções realizados pela FTIP/RR, que, em cooperação com Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de Roraima, visa capacitar de forma especial os policiais penais efetivos do Estado.
Dessa forma, o efetivo da FTIP está empregado, simultaneamente, nos cursos de formação e na segurança da maior unidade penal do Estado.