SAP recebe comitiva da Secretaria Nacional de Segurança Pública para discutir ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida junto aos policiais penais

24 de agosto de 2021 - 08:49

Saúde física, mental e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública e defesa social foram os assuntos discutidos na reunião dos profissionais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com os servidores e Equipe Técnica do Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (Sapt) da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará.

O encontro faz parte das visitas técnicas nas instituições de segurança pública para acompanhar e orientar as ações voltadas para políticas do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida). Durante a realização das visitas de orientação técnica estes profissionais acompanham, também, a aplicação do recursos dos eixos do Pró-vida, os trabalhos que já se encontram em desenvolvimento e quais as ações poderão ser aperfeiçoadas.

Na visita técnica, a Senasp apresenta o Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), que tem como objetivo a valorização do profissional da área de segurança, com a função de elaborar, implementar, apoiar, monitorar e avaliar os projetos de programas de atenção psicossocial e de saúde no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social. Ainda foi destacada a necessidade de um acompanhamento contínuo destes profissionais, serviço que já é oferecido pelos profissionais do Sapt para os policiais penais e seus familiares.

Na ocasião estava presente a coordenadora do Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (Sapt) da Secretaria da Administração Penitenciária, Cristiane Lima, além de profissionais que atuam no setor. Já a equipe da Senasp foi composta por Diemerson Gomes Santana, assistente técnico (Representando o Coordenador-Geral de Políticas para os Profissionais de Segurança Pública); Sidiclei Silva de Araujo, servidor mobilizado da Coordenação de Saúde e Segurança; e Laelio Soares de Andrade Júnior, servidor mobilizado da Coordenação de Qualidade de Vida.

Para o servidor mobilizado da Coordenação de Saúde e Segurança, Sidiclei Silva de Araujo, o Pró-Vida trabalha 4 pilares fundamentais: física, mental, emocional e espiritual. “A contribuição do programa é para que o profissional da área de segurança venha a ter um autocuidado e aprenda que não são super-homens e estão sujeitos ao adoecimento. Essa profissão está acometida a vários tipos de situações estressantes e o Pró-vida trabalha preventivamente para que nossos profissionais tenham uma qualidade de vida melhor e cuidem mais da sua saúde”, finaliza.

A coordenadora do Sapt, Cristiane Lima, acredita que o Pró-Vida é um incentivo ao desenvolvimento de projetos da assistência biopsicossocial destinados aos policiais penais. “Nos juntamos em prol de um bem comum, que consiste na prevenção e cuidado em saúde mental e qualidade de vida desses profissionais através da ampliação das ações de saúde”, conclui.