SAP faz parceria com a Comunidade Cristã Videira e promove atendimento oftalmológico para internos

10 de setembro de 2021 - 09:41

Foi iniciada na manhã desta quinta-feira (9), o serviço de atendimento oftalmológico aos internos envolvidos nos projetos de educação da Secretaria da Administração Penitenciária. O trabalho começou pela unidade Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II e atendeu 25 pessoas privadas de liberdade.

A iniciativa de prevenção à saúde da visão começou com a percepção dos professores dos ensinos básicos e secundários que perceberam a dificuldade de alguns internos no aprendizado devido a dificuldade de acompanhar as aulas. Com isso, a SAP se mobilizou e conseguiu parceria com a Comunidade Cristã Videira, que disponibilizou um profissional da área para atender voluntariamente os internos do sistema penitenciário.

O coordenador de educação da SAP, Rodrigo Moraes, ressalta que essa ação melhora as condições de estudo e contribui para o aumento de qualidade de saúde dos internos. “Nós acreditamos que esse projeto irá oportunizar aos internos um melhor aprendizado. Isso dignifica e humaniza a oferta de escolarização dentro do sistema prisional. O principal foco agora é atender os alunos das unidades prisionais. A ideia é, posteriormente, estender para os internos que atuam em atividades laborais. “, conclui.

Para o médico oftalmologista Leonardo Otton, voluntário da Comunidade Cristã Videira, o serviço oferecido é uma forma de levar aos internos cuidados à saúde dos olhos. “Nós da CCVideira já desenvolvemos um trabalho dentro das unidade prisionais através de cultos. Temos uma cultura de servir. E Deus tem colocado pessoas de diversas áreas para ajudar e a área que eu posso doar meu tempo e contribuir com a sociedade, é a oftalmologia. Quero ajudar essas pessoas que possuem dificuldade de enxergar e poder dar uma melhor qualidade de vida. Primeira vez que eu entro em uma unidade prisional e fiquei impressionado com a organização e segurança”, ressalta.

O interno, Raimundo Nonato, do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), se sentiu grato pelo atendimento. “Já estou há 2 meses estudando no ensino básico. Estou muito feliz, pois lá fora nunca tive oportunidade de estudar. Me envolvi no crime e não quero mais isso pra minha vida. Hoje estou aprendendo a escrever. Graças aos professores daqui, já escrevi uma carta pra minha família e também estou aprendendo a ler. Agradeço a Deus e a Secretaria, pois estou conseguindo cuidar mais de mim. Irei tratar da minha dificuldade de enxergar com esse projeto e melhorar o meu rendimento dentro da sala de aula”, afirma.