Secretário Mauro Albuquerque apresenta experiência do Ceará às autoridades do Governo Federal do Equador

8 de maio de 2024 - 10:27

O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, se reuniu nesta terça-feira (7), com o diretor geral do Serviço Nacional de Atenção às Pessoas Privadas de Liberdade (SNAI) do Equador, Luis Eduardo Zaldumbide López, em Brasília. 

Na ocasião, também estiveram presentes o secretário executivo da administração penitenciária e ressocialização do Estado do Ceará, Rafael Beserra, o coordenador adjunto  Especial de Administração Prisional do Estado do Ceará, Luiz Gouveia, o secretário de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) do Maranhão, Murilo Andrade de Oliveira e o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), juiz Douglas de Melo Martins.

No encontro, o titular da Pasta do Estado do Ceará apresentou o aspecto organizacional da Secretaria e o modelo de gerenciamento das unidades prisionais que fez do sistema penitenciário do Ceará uma referência nacional e internacional. Além de mostrar a rotina de trabalhos implementados com os policiais penais e os projetos de ressocialização em larga escala para as pessoas privadas de liberdade. Mauro também expôs os altos investimentos em tecnologia para contribuir no trabalho de inteligência policial no combate ao crime. 

O diretor geral do Serviço Nacional de Atenção às Pessoas Privadas de Liberdade (SNAI) do Equador, Luis Eduardo Zaldumbide López, comenta sobre a reunião. “Estou muito impressionado com a apresentação do secretário Mauro, pois pude perceber que lá possui disciplina, investimentos e profissionalismo. Isso serve de incentivo e estímulo para outros sistemas trabalharem com dedicação. Agradecemos a visita, vamos manter o contato para que possamos iniciar um trabalho coordenado. Por enquanto iremos trabalhar de forma virtual, mas espero que futuramente possamos estar no Ceará e vocês também no Equador”, disse.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, fala sobre a importância do encontro. “A reunião de hoje comprova, mais uma vez, o Ceará como modelo de gestão prisional e de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Já é o terceiro país da América Latina em que o Ceará se integra para contribuir com a sua experiência para o aperfeiçoamento dos países vizinhos. O Equador, neste momento, precisa de contribuições e tanto o Ceará, hoje representado aqui por nós, como também pelo próprio Maranhão, ao lado do secretário Murilo, estão contribuindo aqui de maneira firme e efetiva para o aperfeiçoamento do sistema prisional do Equador. A América Latina precisa dessa integração, todos os países precisam se integrar, porque é estratégico para o combate ao crime organizado e para uma pacificação ainda maior dos países que envolvem a América do Sul e a América Latina”, atenta.