Integrante do GAP é o primeiro policial penal da SAP a se formar no CPRaio

16 de setembro de 2021 - 13:53

Mobilidade, agilidade e precisão são as principais características dos policiais que fazem parte do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). O caminho pra quem deseja ingressar no efetivo é feito através de um processo seletivo rigoroso e que exige muito esforço.

Em busca de mais conhecimento e capacitação, o gapeano Winston Martins participou da formação do 7/CEPM/RAIO/2021 e se tornou o primeiro policial penal da SAP a conquistar a aprovação no curso do grupamento da unidade de elite da Polícia Militar.

Para participar do treinamento, o candidato é avaliado em duas etapas eliminatórias: no Teste de Aptidão Física – TAF e Teste de Aptidão de Tiro – TAT. Somente após ser aprovado em todos os testes, o agente está apto para iniciar o curso de formação.

O Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM/Raio) tem duração de aproximadamente seis semanas, com aulas teóricas e práticas, onde são abordados conhecimentos de pilotagem tática de motocicletas, defesa pessoal, tiro policial defensivo, doutrina Raio, técnicas policiais especiais, entre outras disciplinas que preparam seus participantes para pilotar motocicletas policiais com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático, abordagens policiais, escolta de pessoas e valores, e apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.

A centésima nona edição do CEPM iniciou com 36 alunos e apenas 25 concluíram, sendo 20 policiais militares do Ceará, 2 militares de Alagoas, 2 militares do Mato Grosso do Sul e 1 policial penal cearense.

O Tenente e Chefe da Seção de Ensino e Instrução do CPRAIO, Thiago Aquino, destaca a importância de dar oportunidade para policiais de outras instituições no curso. “O Policial Penal José Wiston de Sousa Martins foi o primeiro de sua instituição a concluir com êxito este tão valoroso curso. Destaca-se também a integração alcançada através desta ação educacional, pois sabemos que a Doutrina Raio também passa a ser conhecida por mais uma vinculada da Secretaria de Segurança Pública do Ceará”, ressalta.

Agente do sistema prisional cearense há 13 anos, o policial penal, Winston Martins, se sente lisonjeado em ter tido a oportunidade de participar do curso e ter mais uma capacitação na sua trajetória profissional. “Gostaria de agradecer por terem concedido uma das vagas, pois sabemos que é uma capacitação mais voltada aos policiais militares. Mas a maior felicidade foi eu ter conseguido chegar até o fim. Do meu turno começaram 36 operacionais e só formaram 25. O que eu aprendi durante o curso vai agregar muito no meu trabalho e no dia a dia”, afirma.