População carcerária do Ceará recebe a segunda dose da vacina e atinge 100% de imunização contra a Covid-19

11 de outubro de 2021 - 11:34

A Secretaria da Administração Penitenciária concluiu a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em todos os internos e internas do sistema prisional do Ceará. A imunização das mais de 23 mil pessoas privadas de liberdade é fruto do trabalho em conjunto entre as equipes de saúde da SAP e da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

A cobertura vacinal é considerada a intervenção mais eficaz na prevenção, no controle e na erradicação da doença. A ação é fundamental para a proteção e cuidado dos servidores, dos presos e das pessoas que visitam o sistema penitenciário cearense.

A enfermeira que está à frente da campanha de imunização da SAP, Purdenciana Ribeiro, ressalta a importância do fechamento do ciclo de vacinação dos internos das unidades prisionais. “Concluímos a vacinação dos internos sem CPF, com a primeira dose e agora estamos finalizando o ciclo da segunda dose. Agora é aguardar as próximas orientações se vai ser necessário a dose de reforço, chamada de terceira dose. A ação ajuda na proteção e no cuidado coletivo. É uma vitória que compartilhamos com a Secretaria da Saúde. Estamos felizes e gratos a todos os envolvidos”, comemora.

O interno Ivanildo da Costa, da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba), agradece o esforço e suporte que a Secretaria vem dando aos internos durante a pandemia. “Estávamos muito ansiosos para tomar a segunda dose e ficarmos totalmente imunizados. Com essa vacinação em massa, voltamos a receber visita dos nossos familiares. Disso tudo, o mais importante é proteger nossa saúde e de todos ao nosso redor”, conclui.