Policial Penal do Ceará participa do 1º Curso de Formação de Multiplicadores em Atendimento Pré-Hospitalar Policial (APHP) no Acre

18 de outubro de 2021 - 09:28

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp), concluiu a formação do 1º Curso de Formação de Multiplicadores em Atendimento Pré-Hospitalar Policial (APHP) Marc 1.

A formação tem como objetivo fornecer conhecimentos para a realização de procedimentos de emergência, em casos de lesões físicas graves que venham a colocar em risco a vida dos profissionais de segurança em situações de conflito.

O curso contou com a participação de 38 profissionais, sendo eles policiais militares, civis, penais, federais, rodoviários e bombeiros.

O curso teve início dia 04/10 e seguiu até dia 11/10, com 70 horas/aulas. Dentre várias disciplinas teóricas e práticas destacam-se a diferença entre atendimento pré-hospitalar Civil, Militar, Policial e Tático, Protocolo MARC 1 (Teoria e Oficinas Práticas) e Protocolo de evacuação. O nível básico de formação, intitulado como Marc 1, é baseado nos protocolos de combate utilizados pelos maiores exércitos do mundo, tendo em vista que salva vidas.

O treinamento teve a supervisão do Comitê Brasileiro de APH de Combate e foi ministrado por instrutores pós-graduados de outros estados.

Um desses multiplicadores formados é o policial penal Lucas Maikon, que integra a equipe dos instrutores do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) da Secretaria de Administração Penitenciária.

Lucas ressalta que tão importante quanto se formar combatente é voltar para casa em segurança. “Tenho certeza que concluí o curso sendo um operador melhor depois de termos absorvido conhecimentos que podem contribuir para salvar vidas, seja algum companheiro de trabalho, na luta contra o crime, um cidadão ou até mesmo um familiar. Torço para que todos os operadores de segurança tenham acesso a esse conhecimento de tamanha importância”, concluiu.