“Dia D” do Outubro Rosa destaca prevenção ao câncer de mama

22 de outubro de 2021 - 14:00

Em alusão ao “Dia D” da Campanha do Outubro Rosa, o Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (Sapt) promoveu uma série de ações em espaços da Secretaria da Administração Penitenciária.

A programação contou com a palestra do médico mastologista, Dr. Paulo Vasquez, que orientou sobre a saúde da mulher e prevenção ao Câncer de Mama. O diagnóstico precoce representa em até 100% a chance de cura. A palestra também ocorreu no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF). Uma arrecadação de “lenços para cabelo”, destinados a pacientes em tratamento de câncer de mama, também fez parte da programação na tarde desta quinta-feira (21).

Além disso, os servidores puderam aproveitar atividades como corte de cabelo e sobrancelha, massoterapia, consultoria de beleza sobre cuidados de pele e maquiagem.

O médico mastologista, Paulo Vasquez, ressalta a importância sobre a prevenção e a conscientização entre as mulheres. “O mês de outubro é o mês consagrado para a luta contra o câncer de mama. A prevenção e o diagnóstico precoce são cruciais para a chance de cura. Os principais pontos de prevenção contra a doença são: atividade física, alimentação e controle de peso. Com essas medidas, elas levam a uma diminuição no índice de câncer de mama de 30%. Além disso, mulheres a partir de 40 anos devem ir ao médico e solicitar os exames pelo menos 1 vez ao ano”, ressalta.

Sempre priorizando a saúde, a servidora Verônica Correia, comenta sobre as orientações que recebeu durante a palestra. “A palestra foi esclarecedora, orientando sobre a detecção precoce do câncer de mama, sugerindo o auto-exame após o ciclo menstrual e os exames de imagens após os 40 anos. Ao conhecer o seu corpo, a mulher pode identificar alterações e sinais, salvando a sua vida de uma doença que mata milhões de mulheres. Saí da palestra com as dúvidas esclarecidas e incentivada a realizar os exames de imagem”, conclui.