SAP fecha parceria com UFC para traçar estratégias de valorização da vida e prevenção do suicídio

17 de novembro de 2021 - 19:53

Uma comitiva da Secretaria da Administração Penitenciária se reuniu na manhã desta quarta- feira (17) com uma equipe da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), para discutir e traçar estratégias de valorização da vida e prevenção do suicídio direcionado aos policiais penais e servidores do sistema prisional.
A parceria surgiu através de uma demanda solicitada pelo secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, ao demonstrar preocupação e cuidado com a saúde mental da categoria.


Na ocasião, estiveram presentes o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, a diretora e médica psiquiatra do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, Fátima Barroso, a coordenadora das equipes de enfermagem e médicos da SAP, Purdenciana Ribeiro, a coordenadora do Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (Sapt), Cristiane Lima, a coordenadora do setor de psicologia da SAP, Vládia Costa, a Pró-Reitora do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da UFC, Geovana Cartaxo,a Pró-Reitora de Extensão e Professora da UFC, Elizabeth Daher, a Coordenadora de Extensão, Lara Capelo e a Supervisora do projeto de Extensão do Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), Ivoneide Oliveira.
O objetivo da reunião foi firmar um acordo de cooperação técnica entre a SAP e a UFC para dar início a diversas ações voltadas a aspectos sobre saúde, valorização e qualidade de vida dos profissionais dentro e fora do sistema penitenciário do Ceará.

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta a importância da parceria. “Ações assim são fundamentais para a valorização e saúde mental dos nossos policiais penais. Estamos trabalhando e colocando a disposição esse recurso para nossos profissionais para cuidar de quem cuida da gente. Vamos fazer de tudo para obter sucesso nessa missão, pois a vida plena e saudável do policial importa a todos nós”, conclui.
A Pró-Reitora do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da UFC, Geovana Cartaxo, explica o objetivo das ações discutidas na reunião. “A Universidade Federal do Ceará, na gestão do Professor Cândido Albuquerque, tem primado essa relação constante com a sociedade, com o Estado e o poder público. Para nós, é muito importante ter a SAP como parceira em uma ação conjunta em prol da saúde mental. Através do nosso conhecimento e capacidade de pesquisa que é acumulada na universidade por décadas, vamos poder colaborar e encontrar soluções para uma problemática tão importante como a valorização e a proteção da vida dos nossos policiais e servidores públicos”, ressalta.

Atendimento Psicossocial ao Policial Penal

A Secretaria da Administração Penitenciária, através do Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (Sapt), mantém, como rotina, serviços voltados a saúde mental para os servidores e policiais penais do sistema prisional.
A Secretaria mantém 1 profissional psicólogo presente em cada unidade prisional, plantão psicológico ininterrupto para atender os servidores ao telefone ou Whatsapp nos 7 dias da semana, nas 24 horas do dia. Esse ano, a sede da Secretaria ganhou novos espaços, com mais 6 psicólogos para atendimento e terapita presencial junto aos nossos servidores. Também possuímos psiquiatras em nossos quadros e um leito exclusivo para os policiais penais no Hospital de Messejana.
O serviço terapêutico consiste no acompanhamento e orientação dos trabalhadores e seus familiares, acompanhamento em Psicoterapia Breve ou em situação de crise, atendimento de paciente crônico e retorno das licenças psicológicas. Para acrescentar o cuidado, a SAP passou a oferecer, de forma gratuita, o curso Guardiões da Vida, que qualifica os servidores a cuidar de si e a conseguir identificar os colegas que precisam de cuidados preventivos na questão da saúde mental.