Autoridades do Pará conhecem o modelo de gestão do sistema prisional do Ceará

28 de janeiro de 2022 - 10:29

Referência em procedimentos e gestão no Brasil, o sistema penitenciário do Ceará recebeu a visita técnica de autoridades de diversas instituições do sistema de justiça do Estado do Pará.

Durante a realização da visita técnica, o secretário da administração penitenciária do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, acompanhou a comitiva e apresentou a primeira Unidade Prisional de Segurança Máxima Estadual das regiões Norte e Nordeste.

Na ocasião, os visitantes presenciaram a unidade em funcionamento, percorrendo todos os espaços administrativos, recebendo demonstração de todos os serviços, instalações e detalhes operacionais do estabelecimento penitenciário.

O encontro tem como objetivo conhecer a operacionalização da unidade prisional, para agregar conhecimento e aperfeiçoar o Sistema de Segurança Máxima e Regime Disciplinar Diferenciado – RDD do Estado do Pará. A visita contou com a presença da comitiva composta por diretores da SEAP/PA, membros do Ministério Público do Estado do Pará – MPPA, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará – TJPA e da Defensoria Pública do Estado do Pará – DPE.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta a importância da integração entre os sistemas prisionais. “Essa é a prova de que o procedimento que adotamos aqui no Ceará pode ser usado em todo o país. Precisamos trabalhar integrados com as forças de segurança e penitenciárias para combater o crime. A unidade de segurança máxima comprova que é eficaz e que faz diferença dentro do Estado. Desejo sorte aos colegas do Pará e no que precisar estaremos à disposição para auxiliar e ajudar em toda ou qualquer necessidade que esteja dentro do nosso alcance”, alega.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária do Pará, Jarbas Vasconcelos, o sistema prisional do Pará avançou a partir do aprendizado, ajuda e conhecimento do secretário Mauro Albuquerque e toda sua equipe. “Nós continuamos seguindo essa experiência e nessa visita de hoje viemos acompanhados do Ministério Público e da Defensoria para conhecer os procedimentos e a nova Unidade Prisional de Segurança Máxima que é um modelo para o Brasil e que nós pretendemos implantar, muito em breve, com a ajuda do governador do nosso Estado do Pará”, conclui.

O titular da Promotoria de Execução Penal – MP/PA, Edivar Cavalcante, se mostra satisfeito com a experiência durante a visita ao sistema prisional do Ceará. “Foi muito importante ver a evolução e crescimento do sistema penitenciário do Ceará e a forma como foi exposta essa mudança nos faz querer levar esse exemplo positivo para o Estado do Pará. Nosso objetivo maior é buscar melhorias, otimização e principalmente a ressocialização do preso para que possa voltar melhor para a sociedade brasileira”, alega.

O Defensor Público do Pará e coordenador do Núcleo de Execução Penal, Caio Favero, acredita que a integração entre os sistemas sempre gera muitos pontos positivos. “A partir do momento que se troca experiências e informações, sempre iremos levar muito conhecimento e logicamente também trazer algo para agregar. O estado do Pará, hoje, não está tão avançado como no Ceará, em relação ao sistema penitenciário e à Segurança Máxima. A experiência hoje, de todas as visitas técnicas que foram realizadas, demonstra que o estado do Ceará está muito bem. Vamos carregar todas essas ações positivas, desde a construção e principalmente o modelo humanizado de tratamento dos internos, familiares e dos agentes. Isso distensiona o sistema e mostra uma evolução que é possível ser feita com integração” avalia.

Autoridades acompanharam palestra do secretário Mauro e conheceram a maior unidade prisional feminina do Ceará

No início da manhã, o secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque ministrou palestra para as autoridades do Estado do Pará falando um pouco sobre sua trajetória como gestor do sistema prisional do Ceará e dos procedimentos implantados dentro das unidades prisionais como forma de combater o crime organizado no Estado.

Além da palestra, a comitiva realizou visita ao Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), apontando a Secretaria da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará como um caso de sucesso no País.

A comissão também visitou as instalações do projeto “tecendo o futuro” da Ypióca, além das práticas de artesanato e cursos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com também as salas de aulas regulares da unidade.