SAP conquista o primeiro lugar no Ranking Geral dos Acordos de Resultados do Governo do Estado pelo segundo ano consecutivo

11 de fevereiro de 2022 - 08:14

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) acaba de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no Ranking Geral dos Acordos de Resultados. O Ranking compara o desempenho das 17 Secretarias estaduais que assinaram um Acordo de Resultados no ano de 2021. A classificação é um instrumento que compõe o modelo de Gestão para Resultados (GPR), instituído no Estado do Ceará pelo Decreto nº 32.216, de 8 de maio de 2017.

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) avalia, através de cinco pilares, o desempenho das pastas e de seus órgãos e entidades vinculadas, tanto em relação aos resultados pactuados, quanto nos processos de planejamento e monitoramento. O objetivo do Ranking é fornecer, para as Secretarias e para o público, uma avaliação objetiva e comparável do desempenho de cada Acordo de Resultados.

O Ranking Geral do Acordo de Resultados ordena e compara as notas gerais obtidas pelos Acordos assinados individualmente por cada Secretaria estadual. Os pilares considerados para a elaboração do ranking são os seguintes: Nota dos Indicadores por meio da avaliação do cumprimento das metas pactuadas no Acordo de Resultados, Nota das Entregas, que demonstra o desempenho do órgão no cumprimento das metas relativas às entregas pactuadas, Nota Financeira que leva em consideração o percentual de execução financeira dos órgãos, Nota de Pactuação, nome dado ao processo de discussão e elaboração e assinatura do Acordo. Avalia, portanto, a qualidade e rapidez desse processo e Nota do Monitoramento , que leva em consideração o cumprimento do prazo estabelecido pela Seplag nos referidos processos.

A coordenadora de desenvolvimento institucional e planejamento da SAP, Aurinete Braga, ressalta que a Secretaria da Administração Penitenciária, liderada pelo secretário Luís Mauro Albuquerque, idealizou um novo cenário para o sistema penitenciário e sociedade. “Norteados pelos princípios da Gestão para Resultados e assumindo um compromisso setorial de contratualizar indicadores, metas e entregas, as ações foram realizadas pelos gestores e suas equipes com foco nos resultados, que desta forma contribuiu para evolução da nota final (9,70) da Secretaria. Atingimos a nota máxima nos seguintes quesitos – indicador, pactuação e monitoramento e alcançamos melhores resultados no quesito entregas em relação ao ano anterior”, disse.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, agradece o empenho de todos os setores envolvidos para alcançar mais uma vez o primeiro lugar no Ranking Geral do Acordo de Resultados. “Essa é a importância de trabalharmos cada vez mais unidos e com um nobre e grande objetivo – Garantir o melhor serviço público a sociedade cearense. Parabéns a todos e todas. pois resultados são frutos de um esforço planejado e muito trabalho de uma equipe. E eu lidero a melhor equipe”, assegura.