SAP bate recorde com 1.481 internos aptos a participar do SISU 2022

18 de fevereiro de 2022 - 10:18

Os internos do sistema prisional do Ceará provaram que as grades não encarceram o futuro e que existe oportunidade de reescrever uma nova realidade. A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da sua Coordenadoria de Educação, bate recorde de 1481 internos aptos para participar do SISU 2022, representando 116.52% de crescimento em relação à edição anterior com 684 aprovados.

A ação proporciona aos internos a oportunidade de conquistar vagas do ensino superior em instituições públicas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e a bolsas de estudo em universidades privadas por intermédio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O processo seletivo do SISU de 2022 está aberto até o dia 18 de fevereiro às 23:59h e o do ProUni o período de inscrições é do dia 22 a 25 de fevereiro. A plataforma usará o Login Único do governo federal. Caso o interno ainda não possua uma conta, o cadastro pode ser feito através do link https://sso.acesso.gov.br/. Para o interno concorrer a uma vaga do SISU, o familiar deve inscrevê-lo através do site https://sisualuno.mec.gov.br/#/login.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta que os recordes alcançados em vários âmbitos da educação são um marco na história do sistema penitenciário do Ceará. “São resultados efetivos que nós conseguimos com muito esforço e trabalho. São internos dentro de sala de aula, lendo livro, sendo educados. Essa mudança de cultura é fundamental para que o sistema penitenciário não seja escola do crime e sim escola do Estado. Esse é o tipo de oportunidade que damos aos internos para sair uma pessoa melhor e retornar a sociedade. Estamos muito felizes com os resultados e vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais”, finaliza.

O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, afirma que os resultados mostram que a educação dentro do sistema prisional tem feito com que mais internos fiquem interessados em atingir níveis mais levados de escolaridade. “Os grandes investimentos na educação em prisões tem produzido frutos que podem ser vistos em várias áreas na vida dos internos, no SISU é uma delas. Mais internos terão a possibilidade de ingressar no ensino superior e ter uma nova perspectiva de futuro no retorno a sociedade”, conclui.

Acesso às notas

Resultado do Enem PPL 2021, confira:

Confira aqui o resultado do Enem PPL 2021.

Para dúvidas e mais informações entre em contato com a Coordenadoria de Educação do Sistema Penitenciário: (85) 3101-2861