SAP promove ações de prevenção e combate à tuberculose no sistema prisional

24 de março de 2022 - 19:36

A Organização Mundial da Saúde escolheu o dia 24 de março como o dia Mundial de Combate à Tuberculose, pois se trata de uma doença transmissível e continua sendo uma importante questão para o sistema de saúde pública.

Historicamente, a população privada de liberdade é um grupo com forte incidência da doença. Por ter uma característica de transmissão aérea direta entre pessoas, a TB é problema recorrente em qualquer sistema prisional.

Aqui no Ceará, a atuação do Núcleo de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária dentro das unidades penais prioriza o desenvolvimento diário de ações de comunicação, monitoramento e educação em saúde que contribuam para a diminuição de adoecimento por tuberculose.

Diariamente, equipes de saúde que atuam nas unidades prisionais realizam protocolos de busca ativa e triagem em todas as alas, a fim de identificar casos novos e iniciar o tratamento precocemente da tuberculose. Entre as atividades desenvolvidas para o diagnóstico e acompanhamento de TB, estão realização de exames (PPD, BAAR, RX), orientação educativa por meio de palestras para os internos e policiais penais de modo que conheçam e compreendam os sintomas da doença e possam reportar à equipe de saúde casos suspeitos, para as devidas investigações.

Para coordenadora das equipes de enfermagem e médicos da SAP, Purdenciana Ribeiro, comenta sobre a efetividade do trabalho junto as pessoas privadas de liberdade. “Muitos pacientes comuns fora do sistema prisional não concluem o procedimento até o fim. Aqui, sob a tutela do Estado, nossa equipe consegue cumprir todas as etapas do protocolo e conclui os tratamentos com alta por cura. Os profissionais de saúde tem como prioridade garantir a adesão de medidas preventivas, fazer a busca ativa e o trabalho educativo para manter o retardo da doença dentro do sistema prisional e com isso diminuir os casos da TB no sistema, número abaixo da media nacional”, afirma.