SAP recebe visita técnica da Coordenação Nacional de Monitoração Eletrônica

5 de abril de 2022 - 14:49

O sistema prisional do Ceará desenvolve um trabalho na Política Pública de Monitoração Eletrônica que tem se tornado referência para outros estados. Diante disso, a Secretaria da Administração Penitenciária recebeu, de 22 à 25 de Março, visita técnica da Coordenação Nacional de Monitoração Eletrônica – CONAME. O objetivo da visita é conhecer as experiências de gestão e boas práticas que poderão ser desenvolvidas e aprimoradas pelos Estados participantes, possibilitando uma troca de conhecimentos e alinhamento de ações sobre processo e o fluxo de monitoramento eletrônico.

O coordenador da CONAME, Jairo Cezar Carvalho Júnior, o coordenador-substituto da CONAME e policial penal do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Gilvan Albuquerque Cavalcante Gomes foram os representantes do departamento na visita. Além deles, gestores da Monitoração Eletrônica de 8 entes federativos da Região Nordeste também estiveram presentes.

A Comissão se reuniu com representantes da SAP para apresentação dos trabalhos da gestão. Os integrantes puderam conhecer a estrutura do sistema de monitoramento eletrônico, além dos projetos de educação, capacitação profissional e a força de trabalho do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira 2 e da Casa de Privação de Liberdade – CPPL6, comprovando a consolidação da segurança nos complexos que compreendem o sistema prisional.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, destaca a importância de outras instituições conhecerem o trabalho desenvolvido no sistema prisional do Ceará. “É fundamental que autoridades públicas conheçam as transformações da gestão penal do nosso Estado. Nosso sistema de monitoração tem uma evasão menor que a metade da média nacional, temos um sistema em tempo real que pega todos os tornozelados do Estado, além de equipes atuantes na fiscalização dos monitorados e integração com as outras forças de segurança. Sem dúvida um forte apoio para as alternativas penais”, atesta.

Segundo o Gilvan Albuquerque, coordenador-substituto do CONAME, a visita serviu para mostrar o excelente trabalho desenvolvido pela SAP. “Gostaria de agradecer, primeiramente, ao secretário Mauro Albuquerque por ter nos recebido. É de suma importância que os outros Estados conheçam o funcionamento de monitoração eletrônica do Ceará para que possam levar novos conhecimentos a serem aplicados futuramente em seu respectivo estado. Para o DEPEN, a visita nos beneficia em uma rica troca de experiências para agregar nos novos projetos de política de monitoramento”, afirma.

O policial penal do Rio Grande do Norte, Demetrius Josino de Medeiros, avaliou positivamente e enriquecedora a experiência da visita. “Sou da turma de 2017, da época que o secretário Mauro Albuquerque era gestor do sistema prisional no meu Estado. O maior legado deixado por ele foi o procedimento e a disciplina. Mas ao conhecer de perto todo o funcionamento do controle de monitoração eletrônica e a segurança das unidades daqui, pude concluir que é sim possível. Basta querer! Eu acredito que posso levar essa experiência para o Rio Grande do Norte e fazer também a diferença por lá”, conclui.