SAP conclui treinamento interestadual para 44 policiais penais do Estado do Pará

18 de abril de 2022 - 17:12

A Secretaria da Administração Penitenciária acaba de concluir o treinamento interestadual de rotinas prisionais para policiais penais do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) do Estado do Pará. A cerimônia de encerramento da última turma dos concludentes ocorreu nesta segunda-feira (18), na sede da SAP. O treinamento foi promovido através da Escola de Gestão Penitenciária do Estado do Ceará (EGPR).

A capacitação foi dividida em três turmas, com 15 policiais penais em cada. A primeira turma teve início no mês de fevereiro e seguiu até o mês de abril para a conclusão do último grupo. Ao todo foram 44 integrantes capacitados com aulas teóricas e práticas sobre procedimentos e rotinas carcerárias.

O curso visa qualificar os profissionais do sistema penitenciário do Estado do Pará para lidarem com conflitos no interior dos presídios, aplicando técnicas e procedimentos em circunstâncias adversas como crise, rebelião, motim generalizado, entre outras práticas.

O curso ministrou conteúdos como aperfeiçoamento de operações com o uso de armamentos e técnicas com tiro, ronda, imobilizações, escolta, combate ao ambiente fechado, vistoria e atividades administrativas. Além disso, os profissionais tiveram a oportunidade de receber treinamento do secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, sobre adentramento de pátio, intervenção, contenção, gestão prisional e técnicas de tonfa.

O titular da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, deixa claro a importância de repassar os conhecimentos para instituições de outros estados. “Desde a primeira turma que chegou não faltou esforço e vontade da nossa Secretaria em contribuir com os servidores do sistema prisional do Pará. Eles foram preparados e treinados para atuarem nas mais diversas circunstâncias em um âmbito penitenciário para garantir ordem e disciplina. Essa troca de experiência é fundamental para fortalecer o combate ao crime organizado em todo o país”, ressalta.

O secretário da administração penitenciária do Estado do Pará, Samuelson Yoiti, ressalta a importância da integração entre as instituições. “As portas do Estado do Pará estão sempre abertas pra vocês. Esse trabalho que estamos fazendo hoje vai se perpetuar pelo tempo. Sempre trabalharemos juntos. O Estado do Ceará é um estado coirmão do Pará. Gostaria de agradecer mais uma vez e estamos a disposição pro que der e vier”, afirma.

O policial penal paraense, Crispino, agradece pela oportunidade de participar da capacitação. “Gostaria de deixar meus agradecimentos a todo o corpo de instrução do curso e deixar claro que essa qualificação é uma integração entre Ceará e Pará que vem ocorrendo faz um tempo. Hoje é só uma realização de um dever cumprido. Todos nós viemos com a intenção de buscar conhecimentos e estamos saindo com bastante técnica e doutrinas a serem aplicadas em nosso Estado. Cada pessoa que fez parte para fazer acontecer esse curso é importante neste processo. Gostaria de agradecer aos secretários Jarbas Vasconcelos e Samuelson Yoiti, como também ao Mauro Albuquerque, pois sem eles essa integração não estaria acontecendo”, afirma.