Secretário Mauro Albuquerque visita Departamento Penitenciário Nacional e articula novas demandas pro sistema prisional do Ceará

6 de maio de 2022 - 07:05

O secretário da Administração Penitenciária do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, foi recebido nesta quinta-feira (5), pelo Diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sandro Abel Sousa, em Brasília.

Na ocasião, o titular da SAP ressaltou a importância do apoio dado pelo órgão nas melhorias do sistema prisional e apresentou novas demandas que necessitam da continuidade da parceria.

A secretaria tem investido fortemente nas novas práticas e mudanças de rotinas dentro das unidades para combater o crime organizado no Estado e nos projetos de educação, capacitação e trabalho em larga escala para as pessoas privadas de liberdade.

Mauro Albuquerque destacou a importância da retomada de algumas pautas que resultam em melhorias para todo o sistema. Ele aproveitou para solicitar a alocação de recursos no valor de R$ 10 milhões para capacitação de 9000 internos e a ampliação de novas oficinas produtivas. O objetivo é aumentar mais ofertas laborais para os internos do sistema penitenciário, promovendo a humanização e assim, evitando a reincidência ao crime, mostrando a solidez da reinserção do interno ao convívio social.

Sobre o trabalho de ressocialização através das atividades educacionais, o secretário Mauro apresentou os resultados alcançados na educação formal dos internos e solicitou a doação de 2 mil mobiliários para equipar as salas de aulas que estão sendo implementadas nas unidades prisionais. A meta, ainda para este ano, é de 6 mil internos estudando integralmente e 10 mil sendo capacitados.

Por fim, o titular da SAP, em busca de modernizar cada vez mais as unidades e reduzir os custos dentro do sistema prisional, reiterou a necessidade da implementação do sistema solar fotovoltaico no Complexo Penitenciário de Itaitinga, que contempla cinco unidades prisionais. Pois é uma opção sustentável, econômica, eficiente, que geraria uma grande economia com energia elétrica e a redução de custos em até 95%.

O diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sandro Abel Sousa, comenta sobre a relação entre os órgãos. “O estado do Ceará já é um parceiro antigo do Depen na política de ressocialização e principalmente nos últimos 3 anos. Nós tivemos uma reviravolta em todo o processo de reconstrução e transformação do sistema prisional cearense. Para nós virou modelo, servindo de exemplo para outros estados na questão do trabalho prisional e na educação. No cenário dos últimos anos, nós percebemos o crescimento das ações dentro das unidades após o processo de disciplina e organização do sistema penal”, afirma.

Abel também ressalta que os resultados falam por si. “Os resultados são bastante claros. O aumento do trabalho, na melhoria e qualidade através das capacitações profissionais, na aplicação dos recursos para a finalização de obras e também na parte educacional. Não é à toa que o Ceará se tornou destaque nesse quesito. Os internos com 3 meses já estão alfabetizados. É a partir daí que você começa a entender o impacto da disciplina e também o tempo de qualidade para alcançar resultados assim”, conclui.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, considerou a visita um passo importante para estreitar ainda mais a parceria entre as instituições. “Eu espero que essa reunião traga mais avanços. O Depen já é um parceiro que está presente nos convênios e nas parcerias dos nossos projetos. Tudo isso é fundamental para a redução de custos, oferecer mais qualidade de vida para os internos, educação, capacitação e trabalho. Essa ação demonstra que quando se tem dedicação e querência com os parceiros certos, conseguimos chegar longe e alcançar grandes objetivos”, afirma.