Sap comemora Dia das Mães com homenagens e ações especiais às servidoras e internas do sistema prisional

8 de maio de 2022 - 12:35

Para homenagear todas às servidoras e colaboradoras mães do sistema prisional do Ceará, a Secretaria da Administração Penitenciária preparou uma programação especial no Dia das Mães.

O Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (Sapt) promoveu na última sexta-feira (6), uma roda de conversa sobre maternidade com a assistente social, Deive Ulhoa. Logo após, foi servido um coffee break com música ao vivo para todos os presentes. Além disso, as profissionais tiveram um momento de relaxamento com massoterapia o dia todo.

A policial penal, Luana Diógenes, agradece a homenagem. “A importância de comemorar esse dia no sistema penal e ser valorizada como mãe, algo tão singelo e amável, em um ambiente supostamente hostil, mostra o significado de sermos compreendidas em todas as esferas. Somos policiais, mulheres, mães, e isso requer muita responsabilidade. Esse reconhecimento feito pela SAP, nos dá mais força ainda para sermos exatamente o que quisermos ser”, afirma.

IPF

As ações em alusão ao Dia das Mães seguiram no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF). Para homenagear as policiais penais que estão de plantão neste domingo, dia 8, foi servido um café da manhã e almoço especial.

Nos próximos dias 9 a 13 de maio, em alusão ao dia, as internas da unidade receberão atendimentos gerais de vários setores.

Imelda

Na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, a homenagem foi feita pelos próprios internos. No sábado, dia 7, o grupo de teatro homenageou as mães visitantes com uma apresentação teatral falando sobre os desafios da maternidade. Além disso, também ocorreu atração do coral e recitação de poesias. As ações continuam até o próximo final de semana de visitas.

Além disso, 18 internos que participaram do curso de iniciação de produção audiovisual, colocaram em prática os conhecimentos da capacitação e produziram um vídeo em homenagem ao Dia das Mães.

A diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, Ilana Ferro, fala da importância de não deixar passar em branco essas datas. “Nós sabemos que o dia das mães é uma data significativa para todas as mães, especialmente para as que possuem filhos e filhas recolhidos no sistema prisional. A unidade, seguindo as orientações do secretário Mauro Albuquerque, sobre o fortalecimento dos vínculos familiares, preparamos hoje e nos próximos dias, uma apresentação cultural em homenagem a essas mães, que pela força do destino, não estão podendo estar com seus filhos em seus lares”, conclui.