SAP recebe doação de livros para ampliar a leitura dos internos no sistema prisional cearense

10 de maio de 2022 - 17:48

A Secretaria da Administração Penitenciária realizou entrega simbólica das 10 toneladas de livros arrecadados na campanha promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O evento foi realizado no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) com a entrega feita pela coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da ALECE, Luana Brasileiro. O material será utilizado no projeto Livro Aberto, que hoje cobre quase 10 mil pessoas privadas de liberdade no hábito cotidiano da leitura.

A iniciativa foi do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia que teve como principal objetivo, contribuir com o processo de ressocialização e desenvolvimento pessoal dos internos, por meio da leitura e do acesso à cultura.

Na ocasião, o Coral Vozes da Liberdade conduzido pelo maestro Wilson Freire e o projeto de violão, Acordes para a Vida, ministrado pela musicista Verônica Albuquerque, fizeram uma apresentação de música aos convidados.

Após a entrega simbólica, o secretário Mauro Albuquerque apresentou o Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), maior presídio feminino do Ceará, para o Comitê Responsabilidade Social. Na ocasião, os representantes conheceram os projetos de ressocialização que inclui 755 internas nas variadas atividades da unidade. Ao final da visita, também foi servido um almoço especial aos presentes, onde todos se confraternizaram.

A coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da ALECE, Luana Brasileiro, comenta sobre a experiência em conhecer o sistema prisional pessoalmente. “Vocês não tem noção do que está sendo essa manhã para nossa equipe do Comitê. Vocês, internas, estão nos dando uma lição valiosa. Consigo enxergar força e resiliência em cada uma. A diretora Socorro me falou algo muito forte: aqui não é o fim, é o recomeço. Desde a hora que eu entrei me impactou tudo que eu vi e presenciei de perto. Tenho que parabenizar o secretário Mauro Albuquerque e toda sua equipe por que o que foi passado e o que nós estamos vivenciando hoje é um legado que estão deixando”, afirma.

Luana também ressalta a importância da arrecadação de livros para fortalecer o projeto de leitura dentro das unidades. “Nós acreditamos que a leitura liberta, salva, ressocializa. E o projeto que vem sendo desenvolvido no sistema prisional eu creio que o maior impacto seja esse: resgatar a ressocialização para essas pessoas, não tendo o retorno para o crime. Estava comentando para o secretário Mauro que a cultura, o empreendedorismo, a capacitação, o estudo são armas poderosas para reinserção na sociedade”, conclui.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, agradece o apoio da assembleia no projeto Livro Aberto. “Foi muito bem-vindo essa ação organizada pela assembleia com a arrecadação de livros. Hoje eu tenho 11 mil internos lendo dentro do sistema prisional. Com esses livros nós iremos alcançar nossa meta em incluir todos os internos no projeto. Nós estamos acabando com o analfabetismo. Além de estarmos oferecendo conhecimento, estamos dando remição de pena através da leitura. Essa parceria é imensa e só tenho gratidão por alicerçar o nosso trabalho que é educação, capacitação e trabalho. Estamos avançando cada dia mais com ações como essa”, atenta.

A interna do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), Claudiane Cruz, agradece a oportunidade de participar do projeto. “Fico muito feliz em acompanhar o crescimento do projeto livro aberto com os novos livros que foram doados. Agradeço a SAP, em nome de todas as internas, por nos beneficiar com educação e leitura, pois os livros ocupam nossa mente. Além de nos proporcionar conhecimentos e remição de pena”, disse.

Projeto Livro Aberto

O projeto Livro Aberto visa facilitar o cumprimento da lei estadual n° 15.718/2014, a qual prevê remição da pena por meio da leitura. O interno escolhe, a cada mês, uma obra literária dentre os títulos selecionados para a leitura. O apenado tem o prazo de 21 a 30 dias para apresentar o relatório de leitura ou resenha. O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, em local adequado. A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 é aprovada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Depois, é levado para a vara judicial para ser avaliado sobre a redução da pena. Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de remir 48 dias no prazo de 12 meses da pena. Atualmente, quase 10 mil pessoas privadas de liberdade leem com regularidade através do projeto, o que significa conhecimento, mudança de mentalidade, revisão das expectativas de vida e remição de 4 dias da pena a cada livro lido e atestado.