Ação voluntária promove curso de produção audiovisual para internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes

14 de maio de 2022 - 08:20

A Secretaria da Administração Penitenciária promoveu um curso de iniciação em produção audiovisual para os internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes.

A iniciativa foi idealizada após a visita da Coordenadoria de Educação à unidade que identificou vários internos talentosos que necessitavam de capacitação para o aprimoramento de suas habilidades. Com isso, o coordenador de Educação, Rodrigo Moraes, se mobilizou e conseguiu através de uma ação voluntária do professor e videomaker, Josué Junior, o curso de audiovisual.

A capacitação abordou conhecimentos em disciplinas teóricas e práticas com o objetivo de ensinar na produção de vídeos com equipamentos simples e de forma prática.

A qualificação contou com a participação de 18 internos com perfil artístico que necessitam de atividades ligadas ao audiovisual. Ao final do curso, para promover a parte prática, os internos produziram um vídeo em homenagem ao dia das mães, comemorado na data 8 de maio.

Para o coordenador de Educação, Rodrigo Moraes, o sistema possui muitos talentos desperdiçados. “O sistema prisional é rico em internos talentosos em diversas áreas. A nossa função é identificar e dar todos os recursos para que essas pessoas se desenvolvam e possam reingressar a sociedade com mais capacidade e oportunidade para trabalhar no que realmente gosta”, atenta.

Para o professor e videomaker, Josué Júnior, a capacitação é o caminho certo para mudar a perspectiva de vida dos internos. “Espero que os internos tenham acolhido todas as informações do curso. Minha expectativa é que eu tenha conseguido incentivar para que eles coloquem em prática todos os conteúdos abordados quando tiverem a oportunidade. A ideia é que enxerguem o audiovisual como uma possibilidade sólida de viver dignamente e que se descubram profissionalmente”, conclui.

A interna da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, Barbie, agradece a oportunidade. “Foi meu primeiro contato com o audiovisual de forma profissional e me surpreendi. Sou roteirista, diretora, cantora e escritora, e, com certeza, colocarei em prática no nosso teatro todos os exercícios que aprendi. Estamos muito felizes por adquirir e agregar ainda mais conhecimentos”, afirma.