Secretário Mauro Albuquerque ministra palestra para alunos do curso de direito da Universidade de Fortaleza

20 de maio de 2022 - 10:24

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, proferiu palestra magna nesta quinta-feira (19) para a turma de alunos do curso de direito da Universidade de Fortaleza.

Na ocasião, o titular da Pasta falou sobre sua trajetória de liderança no sistema prisional do Estado do Ceará, além de mostrar as novas práticas e procedimentos aplicados nas rotinas dentro das unidades para combater o crime organizado no Estado, bem como a política de larga escala nos projetos de educação, capacitação e trabalho para as pessoas privadas de liberdade.

Além da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, através de uma exposição montada pelo Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), os armamentos e munições utilizados pelo grupo tático. Além disso, os policiais penais do Núcleo de Operações com Cães fizeram uma demonstração do comportamento e atuação prática dos animais de segurança em missão.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, agradece a oportunidade de mostrar a nova realidade do sistema prisional para os alunos. “Os alunos de direito normalmente são formadores de opinião. Futuramente serão advogados, juízes, promotores, delegados e é fundamental conhecer a realidade do sistema penal e saber que é possível transformar, mudar a vida dessas pessoas”, atenta.

O aluno do curso de direito da UNIFOR, Sávio Amorim, comenta sobre a palestra. “O secretário Mauro Albuquerque demonstrou ser um cara firme nos argumentos e quebrou vários paradigmas, que inclusive eu mesmo tinha sobre o sistema carcerário do Estado. Tenho certeza que estamos muito bem assistidos e protegidos. Como cidadão, depois de conhecer um pouco mais sobre o sistema prisional me sinto mais seguro e certo de que dias melhores estão sendo construídos”, afirma.

Para a professora e coordenadora do curso de direito da UNIFOR, Juliana Mamede, a palestra foi um momento enriquecedor para os alunos. “A palestra foi para viabilizar uma maior interação com o secretário Mauro Albuquerque que está conduzindo um trabalho de reconhecimento junto ao sistema prisional. Conhecer os projetos de ressocialização desenvolvidos para os internos é de grande valia para os nossos alunos, pois assim eles podem compreender como podem atuar junto com a sociedade e como o poder público está conduzindo as políticas na questão do combate à criminalidade e reintegração social”, conclui.