SAP recebe visita técnica do Conselho de Segurança Pública do Estado do Ceará

9 de junho de 2022 - 13:22

A Secretaria da Administração Penitenciária recebeu visita técnica dos representantes do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp). Na ocasião, o secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, apresentou resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Pasta, assim como também detalhou ações importantes que vêm sendo realizadas, que vão desde o protocolo de segurança, procedimentos implementados, projetos de reinserção social dos internos, até a atuação profissional no sistema prisional do Ceará.

Em seguida, a comitiva visitou a Unidade Prisional de Estudo, Capacitação e Trabalho – UPECT. O estabelecimento penitenciário é referência em projetos de ressocialização para os internos do sistema penal. Na ocasião, os representantes conheceram os espaços administrativos, as empresas instaladas, os projetos e todos os detalhes operacionais da unidade.

O encontro teve como objetivo apresentar o aspecto organizacional da secretaria e o modelo gerencial das unidades prisionais que fez do sistema penitenciário do Ceará uma referência nacional. Além de mostrar a rotina de trabalhos implementados com os policiais penais e os projetos de reintegração social dos internos.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta a importância de estreitar os laços com várias esferas da segurança pública. “O Conselho Estadual de Segurança Pública é um órgão referência e é de extrema importância que eles conheçam o que está sendo feito dentro do sistema prisional, pois podemos mostrar na prática que tem jeito e é possível mudar essa realidade. Todas essas ações influenciam diretamente na segurança pública do Estado do Ceará”, afirma.

O presidente do Conselho de Segurança Pública do Estado do Ceará (Consesp), Rodrigo Bona, agradece a recepção. “Estou impressionado com o que a Secretaria da Administração Penitenciária vem construindo, modificando o paradigma do sistema penitenciário cearense e, assim, proporcionando um reflexo positivo para segurança pública do Estado. Ter essa estrutura à disposição, sem dúvidas, é um novo contexto para os presos. Agradeço ao secretário Mauro Albuquerque por apresentar as mudanças implementadas no sistema penitenciário aos membros do Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará”, disse.

Para o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Breno Rangel, é fundamental a troca de conhecimentos durante a visita. “Nós estamos sempre trabalhando em conjunto com a secretaria. Está sendo feito um ótimo trabalho, mas como diz o próprio secretário Mauro Albuquerque há sempre o que melhorar. Mas dentro desse contexto não temos como comparar entre a situação anterior e a situação em que estamos vivenciando. O caminho é continuar e ir sempre avançando”, conclui.

O secretário executivo da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Vicente Texeira, se sente satisfeito com a experiência. “Gostei muito da questão organizacional, dos procedimentos e protocolos da unidade, além de conhecer os projetos direcionados aos egressos e internos do sistema. Gostaria de parabenizar a atuação do secretário Mauro a frente do sistema prisional por essas inovações e pela atenção à lei de execuções penais”, afirma.

A representante do Conselho Estadual de Políticas Públicas das Mulheres, Clara Vasconcelos, avalia como surpreendente a visita no sistema prisional. “Mudei meus conceitos. Antes de conhecer, tinha uma visão totalmente distorcida dos presídios. Tive a oportunidade de ver com meus próprios olhos uma das unidades e comprovar tudo que o secretário havia nos mostrado na apresentação. Estou maravilhada. O desafio de preparar essas pessoas privadas de liberdade para retornar à sociedade é fundamental para não reincidir no crime. Com estudo, capacitação e oportunidade de trabalho isso é possível”, disse.