SAP promove exposição de artesanato feito por internos na Semana do Meio Ambiente

10 de junho de 2022 - 09:16

No mês de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada com o objetivo de complementar celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Em alusão ao tema, a Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, promoveu a exposição do artesanato produzido pelas mãos habilidosas dos internos do sistema prisional do Ceará na 15ª Semana do Meio Ambiente na Universidade de Fortaleza.

O público conferiu mais de 400 opções de peças produzidas com retalhos doados pelas empresas de confecções dos artesãos do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes. Peças como almofadas bordadas e de fuxico, jogos americanos de vagonite, produtos em ponto cruz, bolsas de macramê e de crochê, mochilas, camas para pets, casacos, tapetes, estavam disponíveis à venda no estande.

As habilidades artesanais dos internos são incentivadas através do projeto “Arte em Cadeia” como forma de ocupação, remição de pena, capacitação profissional e geração de renda.

Além disso, também foram expostas cadeiras de rodas, triciclos, muletas e bengalas do projeto “Vida que Segue”, produzidas a partir das bicicletas apreendidas pela Polícia Civil/SSPDS.

Na ocasião, o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, esteve presente na exposição e foi recebido pelo Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária, Randal Martins Pompeu. Em breve apresentação, o titular da Pasta conversou sobre o avanço dos projetos na ressocialização dos internos do sistema prisional. Em seguida, o Vice-Reitor de Extensão da Universidade de Fortaleza apresentou o Espaço Cultural Unifor, onde são exibidas exposições artísticas, históricas e culturais do país.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, comenta sobre a exposição. “Gostaria de agradecer a UNIFOR pela oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido dentro das unidades prisionais através do artesanato. A exposição e comercialização das peças gera renda, trabalho, capacitação profissional e principalmente entendimento da importância de fortalecer ainda mais a política de ressocialização dessas pessoas”, afirma.

O Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária, Randal Martins, parabeniza o projeto “Arte em Cadeia”. “É um prazer imenso estar trazendo esse projeto para a Universidade de Fortaleza. A UNIFOR sempre foi envolvida com responsabilidade social e acreditamos que a ressocialização de uma pessoa privada de liberdade é um trabalho muito importante para seu retorno a sociedade. Dar oportunidade de expor esse trabalho no seio universitário é uma chance dos nossos alunos conhecerem mais sobre essa ação. Gostaria de parabenizar o projeto e nos orgulha muito como cearenses saber que esse tipo de trabalho está sendo realizado”, conclui.

Feira Sustentável da Assembleia Legislativa

O projeto “Arte em Cadeia” também participou da Feira Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, cujo tema é “Uma só Terra – preservar para permanecer”. A atividade teve o objetivo de proporcionar um espaço que agrega diferentes iniciativas em prol da sustentabilidade, com a participação de artesãos, artistas, produtos e negócios originalmente cearenses.

A servidora da Alece, Poliana Albuquerque, não conhecia sobre o projeto e ficou encantada. “As peças expostas na feira são artes muito ricas em detalhes e o que mais me surpreendeu foi por terem sido feitas por pessoas privadas de liberdade. A iniciativa é maravilhosa, pois busca a ressocialização dessas pessoas, além de aprenderem uma nova profissão. O trabalho não deixa a desejar na qualidade e na variedade de peças”, afirma.

O egresso e funcionário do estande de vendas do projeto “Arte em Cadeia”, Marlisson Oliveira, se emociona ao falar sobre a oportunidade. “Graças ao secretário Mauro Albuquerque pude mudar de vida e abrir meus olhos. Gostaria de agradecer a CISPE também por terem me dado a chance de recomeçar e a todas as pessoas que acreditam na nossa mudança e valorizam nosso trabalho comprando as peças. Conheci o projeto “Arte em Cadeia” dentro do sistema, fui aluno, me tornei professor e agora reinserido na sociedade estou dando continuidade a esse trabalho. O projeto mudou o rumo da minha história”, conclui.

Projeto “Arte em Cadeia”

A arte nas unidades prisionais contribui para o processo de humanização e ressocialização dos internos através dos trabalhos diversificados oferecidos pela Secretaria da Administração Penitenciária. O artesanato tal como outras atividades existentes dentro dos presídios têm reflexo transformador.

O projeto possui a participação de 440 internos na produção, onde sete unidades são beneficiadas. No total, são confeccionadas 2500 peças por mês e distribuídas em quatro pontos de vendas: Emcetur, Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC), Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) e SAP.

A renda arrecadada é revertida em prol do projeto, para a aquisição de mais materiais para a continuidade dos trabalhos. Os internos artesãos, além de aprenderem uma nova profissão, recebem como benefício a remição de pena de um dia para cada três dias trabalhados na produção. A capacitação, além de preencher de forma funcional o tempo de reclusão, é uma oportunidade de reinserção social.