Secretário Mauro Albuquerque ministra palestra para alunos do curso de direito da Faculdade Ari de Sá

21 de junho de 2022 - 16:34

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, proferiu palestra magna nesta terça-feira (21) para a turma de alunos do curso de direito da Faculdade Ari de Sá. O titular da pasta falou sobre os desafios da gestão e os avanços do sistema prisional do Estado do Ceará, bem como a política de larga escala nos projetos de educação, capacitação e trabalho para as pessoas privadas de liberdade.

Além da palestra, os alunos tiveram a chance de conhecer, através de uma exposição montada pelo Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), os armamentos e munições utilizados pelo grupo tático. Além disso, os policiais penais do Núcleo de Operações com Cães fizeram uma demonstração do comportamento e atuação prática dos animais de segurança em missão.

Na ocasião, os estudantes conheceram o projeto “Arte em Cadeia” com a exposição de peças de artesanato produzidas pelos internos artesãos do sistema prisional do Ceará. O público pôde conferir e comprar mais de 250 opções variadas. Peças como almofadas de chitão, mochilas de patchwork, jogos americanos de vagonite, produtos em ponto cruz, bolsas de macramê e de crochê estavam disponíveis à venda no estande.

Também foram expostas cadeiras de rodas, triciclos, muletas e bengalas do projeto “Vida que Segue”, produzidas a partir das bicicletas apreendidas pela Polícia Civil/SSPDS.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, agradece o convite. “É muito importante mostrar nosso trabalho para que as pessoas entendem que é possível fazer. Gosto de trazer minha equipe justamente para mostrar todas as vertentes e provar que o sistema prisional não está só entre muros. É uma honra palestrar para os alunos de direito, vocês tem tudo para fazerem a diferença. Deem o seu melhor sempre. Sejam sempre persistentes e resistentes, para que possamos construir um mundo cada vez melhor. Tenham uma certeza: o mal nunca vencerá o bem. Vamos combater o crime e tirar esse câncer da nossa sociedade”, atenta.

A professora do curso de direito, Renata Farias, fala da importância dos alunos conhecerem sobre o sistema prisional. “Sempre achei importante alinhar a teoria com a prática, pois para nossa área e profissão é fundamental saber como funciona essas instituições como presídios, delegacias, dentre outras. O secretário Mauro Albuquerque me demonstrou ser muito mais administrador do que propriamente um policial, pois sua dinâmica de trabalho é alinhada com a preocupação com o dinheiro público, do que fazer, do que reaproveitar, de remanejar e organizar. Com certeza essa experiência foi enriquecedora para todos os que participaram”, disse.

O aluno de direito da Faculdade Ari de Sá, Bruno Bezerra, se diz surpreso com o sistema prisional que foi apresentado pelo secretário Mauro Albuquerque. “A palestra foi muito importante e esclarecedora sobre o nosso sistema penitenciário. Não tinha noção das mudanças que foram implementadas desde 2019 pela atual gestão. Fiquei muito impressionado. Eu como cidadão cearense fico mais tranquilo e confiante que o trabalho tá sendo bem feito”, afirma.

A aluna de direito da Faculdade Ari de Sá, Greyce Leite, agradece pela experiência. “Fiquei feliz em ter tido a oportunidade de saber como funciona nosso sistema prisional. A palestra foi uma grande fornecedora de conhecimentos e não tinha ideia de que o sistema penitenciário do Estado do Ceará possuía tantas vertentes e era tão bem administrado. Gostei muito dos projetos de ressocialização e acredito que tudo que foi abordado sobre a dinâmica de trabalho nas unidades podem ser implementados em outras vertentes das políticas públicas. Fiquei muito feliz com os resultados e mudanças”, conclui.