Alunos de direito da Faculdade Ari de Sá participam de visita técnica no sistema prisional cearense

23 de junho de 2022 - 15:01

São diversas áreas no âmbito jurídico que os profissionais do Direito podem atuar. Para ampliar os conhecimentos no campo penal, uma turma de estudantes do curso de direito da Faculdade Ari de Sá tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), com a supervisão da professora de Direito Penal I, Renata Farias.

Os alunos foram recebidos pelo secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, o diretor da Unidade, Da Mata, e o coordenador da educação, Rodrigo Moraes.

A aula de campo teve o objetivo de possibilitar aos estudantes conhecerem, na prática, as leis de Execução Penal implementadas na rotina administrativa da unidade.

Na ocasião, os acadêmicos conheceram as dependências da unidade, como as salas de atendimento em grupo e de saúde, cozinha, padaria, área administrativa, parlatórios, além do funcionamento dos protocolos de segurança, os procedimentos implementados e dos projetos de ensino, capacitação e trabalho dos internos.

O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, agradece a visita dos estudantes. “Para mim é um prazer apresentar para os alunos nossa dinâmica de trabalho que virou referência no país. Gostaria de agradecer a faculdade por nos dar a oportunidade de mostrar na prática como funciona nosso sistema prisional. Estamos à disposição para estreitarmos os laços e essa parceria tão importante entre secretaria e futuros profissionais do direito”, afirma.

A coordenadora do curso de direito da Faculdade Ari de Sá, Marlene Pinheiro, ressalta a importância de alinhar a teoria com a realidade da prática dentro de uma unidade prisional. “Gostaria de agradecer a toda a equipe da SAP por nos proporcionar essa experiência de vida. Eu acredito que essa oportunidade vai ser uma virada de chave, não só na vida deles como profissionais, mas como sociedade. Daqui sairão futuros advogados, professores, promotores, juízes, que serão influenciados positivamente pelo modelo de segurança e do comportamento do Estado no tratamento com essas pessoas privadas de liberdade”, conclui.

A aluna de direito da Faculdade Ari de Sá, Gabriela David, está muito satisfeita com a experiência. “Atualmente estou estagiando no Núcleo de Execução Penal da Defensoria e essa oportunidade foi enriquecedora pro meu profissional. Foi muito legal vivenciar essa visita, principalmente no aspecto do tratamento de respeito e disciplina entre os internos e os policiais. É muito bom vivenciar essa experiência no início da carreira para termos gás de que estamos trabalhando em prol de uma área que surte efeito e que não estamos perdendo nosso tempo e disposição à toa. Minha visão ficou bem mais ampla de como vou poder ajudar e enriquecer as leis de execução penal no sistema futuramente”, disse.