SAP oferece curso que trabalha inteligência emocional de internos do sistema prisional

25 de junho de 2022 - 17:35

Trabalhar o desenvolvimento do autocontrole dos pensamentos, sentimentos e emoções dos internos do sistema prisional do Estado do Ceará gera motivação para alcançar uma nova perspectiva de vida.

A Secretaria da Administração Penitenciária disponibiliza o curso “de inteligência emocional – Método CIS (Coaching Integral Sistêmico), em parceria com a Febracis. O programa é realizado via videoconferência, e visa despertar a mudança dos internos através do autoconhecimento, além de proporcionar uma nova forma de ressocialização.

O curso acontece nos dias 23, 24, 25 e 26 do mês de junho e tem transmissão em 14 unidades prisionais, beneficiando 2048 internos. O programa é gratuito e possui 50 horas de imersão do Método CIS, que ensina sobre os pilares da vida que precisam estar em harmonia para assim atingir ao sucesso: emocional, espiritual, parentes, filhos, conjugal, social, saúde, servir, intelectual, financeiro e profissional.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta que o curso é mais uma forma de ressocialização dos internos. “Muitas pessoas gostariam de ter a oportunidade de acesso a esse curso de inteligência emocional e os internos do sistema prisional estão tendo esse privilégio. O programa vai gerar um enriquecimento pessoal e foi mais uma maneira que a secretaria conseguiu implementar para ajudar no processo de reintegração social, engrandecendo o autoconhecimento em todas as áreas da vida dessas pessoas”, afirma.

O interno da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), Marcos Antônio, está empolgado com o curso. “O curso está sendo um momento de aprendizado pro meu pessoal e até mesmo futuramente para o meu profissional. Estou aprendendo a lidar com minhas emoções e sentimentos para me tornar um ser humano melhor”, disse.

O interno do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), Marcel Rodrigues, agradece a oportunidade. “Esse curso é uma chance que o secretário Mauro Albuquerque está nos dando para mudar a forma de pensar e de vida. Quando conquistar minha liberdade farei tudo diferente e dar exemplo pra minha família”, afirma.

A interna do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), Vitória Alves, fala sobre a experiência. “O curso nos ajuda a dominar nossas emoções e manter o equilíbrio. Além de ensinar a base da humildade e honestidade em vários aspectos da nossa vida. Comecei a enxergar a minha vida de outra forma e tudo que aprender aqui irei por em prática no meu dia a dia”, atenta.