Policiais penais se tornam integrantes da Gestão do Conselho Estadual da Pessoa Idosa – CEDI

29 de junho de 2022 - 08:12

A Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) empossou duas policiais penais como integrantes do Colegiado da 10ª Gestão do Conselho Estadual da Pessoa Idosa – CEDI, para o biênio 2022-2024.

A policial penal e diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, Ilana Ferro e a diretora do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), Socorro Matias, são as representantes da Secretaria da Administração Penitenciária no colegiado.

O novo colegiado foi constituído por 40 membros, entre titulares e seus respectivos suplentes, em caráter paritário, da administração pública e sociedade civil que durante toda a 10ª gestão irão apoiar, fiscalizar, mobilizar e avaliar as ações e políticas públicas direcionadas à Pessoa Idosa.

Na solenidade, para comemorar a posse dos integrantes, a cerimônia contou com a apresentação de xote do Grupo Musical das Pessoas Idosas da Unidade Espaço Viva Gente. Em seguida, a palestra com a Sra. Maria Zelma de Araújo Madeira – Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais da Casa Civil, abordando a temática dos “Desafios contemporâneos para a participação e controle social das políticas públicas”.

A diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, Ilana Ferro, comemora sua participação no colegiado. “A UP Irmã Imelda atualmente tem a maior população idosa em privação de liberdade do Estado do Ceará, mas nem por isso é privada dos seus direitos. Conforme orientação do Secretário Mauro Albuquerque, asseguramos todos os direitos preconizados na LEP e avançamos ainda mais com a realização de diversas atividades. Fazer parte desse Conselho é ser aliada de garantir mais dignidade a essa população”, afirma.

A diretora do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), Socorro Matias, agradece a oportunidade. “Participar do Conselho dos direitos dos idosos do Estado do Ceará, para mim, é fundamental. Pois é muito importante fazer parte dessa representatividade devido a função social que a polícia penal atinge hoje diante da sociedade enquanto segurança pública do Estado. Me sinto honrada”, disse.