SAP e SEMA promovem curso de brigadista florestal para egressos do sistema prisional

26 de setembro de 2022 - 12:06

A Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, promovem o curso de brigadista florestal para egressos do sistema prisional.

Durante a solenidade de abertura do curso, estava presente o secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, o secretário do meio ambiente, Artur Bruno e o coordenador estadual do Prevfogo, Kurtis Bastos, além dos 25 egressos que irão participar da capacitação.

Antes do início do curso, os inscritos passam por duas etapas. Na primeira etapa, os candidatos participam do Teste de Aptidão Física (TAF) onde fazem o exercicio de caminhada com bomba costal, com o objetivo de avaliar a resistência muscular, aeróbioca e capacidade cardiorrespiratória. E na segunda etapa, passam pelo Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) com a utilização de enxada, com o objetivo de avaliar a resitência muscular e habilidade no manuseio de ferramentas agrícolas.

A capacitação começa nesta segunda-feira (26) e segue jornada com carga horária de 40 horas/aulas, baseado na metodologia do Prevfogo/Ibama. O curso é formado por aulas teóricas e práticas, abordando conhecimentos como sistema nacional de prevenção e combate aos incêndios florestais, a estrutura do governo, o programa brigadas federais e a legislação pertinente, a organização da Brigada e normas de segurança, manejo integrado do fogo (MIF), equipamentos e ferramentas – treinamento de uso e manutenção, comportamento do fogo, combate aos incêndios florestais – fases, metódos, níveis de combate e o sistema de comando de incidentes (SCI), técnicas de queima controlada e prescrita, desmobilização.

O curso tem como objetivo formar profissionais para executar atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, como prevenção, uso do fogo, monitoramento, preparação e combate aos incêndios florestais. Os brigadistas florestais formados no curso irão atuar em unidades de conservação do Parque Ecológico do Cocó em Fortaleza.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, deseja boa sorte aos futuros brigadistas florestais. “Aproveitem a oportunidade que vocês estão tendo. Nossa meta é capacitar o maior número de pessoas dentro e fora do sistema prisional. Parabéns a todos que estão aqui, trilhando esse novo caminho. Nós vamos ajudar no que for possível, com trabalho, educação e capacitação. Essa parceria é fudamental para a sociedade, para o meio ambiente e pra vocês. Não estamos fazendo um favor, estamos fazendo a nossa obrigação que a lei determina”, disse.

O secretário do meio ambiente, Artur Bruno, comenta sobre o termo de cooperação técnica entre a SAP e SEMA. “Esses acordos tem sido muito importantes, pois estamos com outras ações em conjunto para beneficiar os internos e egressos do sistema prisional. Temos a produção de produtos agrícolas que estão vendo comercializados na feira do Adahil Barreto, o serviço de manutenção dos parques ecológicos com capinagem, pintura e vários outros serviços. Agora estamos iniciando o curso de brigadista florestal que fazem um papel fundamental no combate ao incêndio. Essa ação é de extrema importância para a sociedade, além de ser uma forma de profissionalizar e garantir a ressocialização dessas pessoas”, afirma.

O coordenador estadual do Prevfogo do Estado do Ceará, Kurtis Batos, fala sobre o curso. “É sempre um prazer estar abrindo as portas para ensinar para aqueles que estão dispostos a trabalhar no combate ao fogo. Já é a segunda vez que estamos recebendo os egressos do sistema prisional que estão passando por processo de mudança de vida. Esse novo acordo é uma forma do governo do Estado do Ceará de contribuir com a ressocialização dessas pessoas para trabalhar em proteção das unidades de conservação. Essa parceria gera uma força de trabalho enorme e todos saem ganhando. Saem ganhando os egressos, o meio ambiente e a sociedade”, atenta.