Evento celebra primeiro aniversário da Feira Agroecológica do Parque Adahil Barreto e conta com participação de internos do sistema prisional

10 de outubro de 2022 - 17:03

A Secretaria de Administração Penitenciária, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e a Fundação Cepema participam do evento que celebra o primeiro aniversário da Feira Agroecológica no Parque. A comemoração aconteceu na Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó, no espaço gourmet da feira que é ocupado pelas mulheres do Prato Colorido, do Conjunto Palmeiras. Na ocasião foi oferecido um café ecológico para convidados e apresentado um balanço da feira.

A festa contou com uma apresentação do Grupo Acordes para Recordar, composto por internos da Unidade Prisional Irmã Imelda. Outro momento especial foi do parabéns para todos os feirantes, frequentadores da feira e convidados.

A Feira Agroecológica no Parque acontece todos os sábados, das 7h às 12h. Realização da Rede EcoCeará e Fundação Cepema com apoio da SEMA e SAP, reúne dezenas de bancas de agricultores familiares, artesãos e produtores da economia solidária. Comercializa hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, produtos de padaria e agroindustrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica e artesanatos.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, celebra o aniversário. “É muito satisfatório ver essa parceria entre a SAP, SEMA e Cepema dando tão certo. Pois estamos desenvolvendo a ressocialização dos internos a partir da agricultura. Estamos vendo o poder de transformação social através da produção dos produtos agrículos e da comercialização na Feira Agroecológica no Parque. Nossa missão é viabilizar cada vez mais ações para preparar os internos para seguir um novo caminho na vida”, afirma.

A diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Ilana Ferro, destaca a presença do sistema prisional na feira. “Está sendo uma experiência única. As secretarias estão unidas para um mesmo propósito: promover a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. É gratificante ver que estamos produzindo hortaliças de qualidade, além de estarmos ajudando os internos a mudar sua realidade e seu caminho”, disse.

O interno da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), José do Socorro, se emociona ao falar sobre a oportunidade. “É muito gratificante saber que as pessoas estão comprando e consumindo produtos naturais produzidos pelo meu conhecimento e amor a agricultura. Estar trabalhando na horta da unidade me arremete a boas lembranças da época que era mais jovem e me encontrava na liberdade. Quando sair, irei dar continuidade a esse trabalho e mudar de vida”, atenta.