Projeto ensina internas da unidade prisional feminina Auri Moura Costa a fabricar bioabsorventes

4 de novembro de 2022 - 12:21

O projeto “Revolucione seu Ciclo”, que capacita mulheres internas de unidades prisionais para a fabricação de bioabsorventes e educação menstrual, realizou sua cerimônia de certificação e entrega dos absorventes para as internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF). Com início em maio, o projeto é uma parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), com a Herself, Herself Educacional, Instituto Lojas Renner e Somos Um.

Por meio de encontros em casas prisionais, o projeto “Revolucione seu Ciclo” oferece educação focada em dignidade menstrual, proporcionando entendimento sobre o tema, seus corpos, higiene e, ao mesmo tempo, dando acesso à expertise da marca em tecnologia e produtos, além do ensinamento de um ofício na célula de produção de calcinhas.

A oficina contou com a participação de 316 internas, com carga horária de 20 horas/aulas. Elas participaram de uma roda de conversa para discutir sobre o tabu em torno da menstruação, além de tirar dúvidas e darem seus relatos sobre o tema. Após a dinâmica, oito internas que já faziam parte das atividades na oficina de costura da unidade prisional realizaram na prática a produção de absorventes com a parte de corte, montagem e costura. Ao todo, foram produzidos 2.400 protetores menstruais, onde cada interna receberá três absorventes, beneficiando toda a população carcerária feminina do Estado do Ceará.

Os absorventes ecológicos são confeccionados com tecido tecnológico desenvolvido pela Herself e podem ser reutilizáveis, com durabilidade de aproximadamente três anos, seguindo os cuidados indicados. A iniciativa já é referência nacional e seu projeto-piloto está sendo expandido para presídios de outros estados.

360 internas também foram beneficiadas pela Trilha Florescer, programa de capacitação empreendedora e empoderamento feminino da Somos Um, que aborda os conhecimentos técnicos essenciais para quem já empreende ou deseja empreender e também utiliza a abordagem bispiscosócioespirirual, que cuida das instâncias biológicas, mentais e sociais do ser humano. Quando egressas, a mulheres poderão empreender com a venda de bioabsorventes e outros produtos e serviços que desejarem.

Na ocasião, estavam presentes o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SAP, Álvaro Maciel, a diretora da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Sandra Freitas, a fundadora da Herself, Raíssa Assmann, a cofundadora da Herself Educacional, Victória Castro, a fundadora e presidente da Somos Um, Ticiana Rolim Queiroz e a diretora executiva da Somos Um, Bia Fiuza.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna comemorou a execução do projeto. “Gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse projeto e que fizeram acontecer, além de parabenizar as internas por terem se permitido aprender. Quando eu olho para cada caixinha dessa, sei que existe por trás de cada uma, muito trabalho, ensino, capacitação, um recomeço. Costumamos dizer que estar aqui dentro não é o fim e sim um recomeço de vida. Nossa vida é feita de ciclos com altos e baixos. Desejo que vocês continuem a evoluir, crescer e aprender cada vez mais. Estaremos de portas abertas para receber mais projetos e mais ações tão importantes como essa. Nosso propósito é sempre conquistar resultados ainda maiores”, atenta.

A sócia e fundadora da Herself, Raíssa Assmann, comentou a importância da educação menstrual. “Através desse projeto estamos trazendo uma nova perspectiva de saúde, promovendo acesso à tecnologia, à inovação e à informação do próprio corpo. Isso para nós é dignidade menstrual. Além disso, proporciona uma visão de futuro, de esperança por dias melhores, de trabalho e renda através desse produto para essas internas. Nós acreditamos que os bioabsorventes podem ser uma forma de sustento para todas essas pessoas que estão tendo a oportunidade de participar do “Revolucione o seu Ciclo”, conclui a empreendedora social.

A fundadora e presidente da Somos Um, Ticiana Rolim, compartilhou a emoção pela realização do projeto. “Nosso objetivo é que essas mulheres possam se descobrir em um novo ciclo de vida. Que a partir dessa capacitação elas consigam escolher novos caminhos para trilhar. Fico muito emocionada em ouvir o relato de algumas internas dizendo ‘Eu sou uma empreendedora. Quando eu for lá pra fora eu vou virar uma empreendedora de absorventes’. Esse é o nosso sonho e vamos começar a criar células produtivas para que elas possam começar a ganhar dinheiro ainda aqui dentro”, disse.

A facilitadora da Trilha Florescer, Michelle Ribeiro, se emociona ao falar sobre a experiência de ser professora no projeto. “Pra mim, como cidadã, é muito gratificante ver o trabalho que está sendo feito dentro do sistema prisional de apoio e incentivo a essas mulheres. Fui responsável pela capacitação no módulo de empreendedorismo (Trilha Florescer) e como educadora que sou, ter a oportunidade de trocar experiências com elas, trabalhar o conceito de empreendedorismo para vida, independente de ter ou não um negócio, foi gratificante. Ensinamos pra elas que empreender gera vida. Essas mulheres nos ensinaram muito. São mulheres talentosas, com muito potencial e esperamos que elas possam revolucionar o ciclo da vida delas”, afirma.

A interna da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Fernanda Martins, agradece a oportunidade. “Obrigada a todos que acreditaram que somos capazes de mudar e de fazer diferente. Vocês se tornaram vendedores de sonhos. Foi uma oportunidade única, pois vimos o quão isso pode nos unir e nos fortalecer. Muitas de nós, particularmente, não teria procurado lá fora esse segmento e aqui tivemos a chance de começar esse ciclo que dará continuidade quando sairmos. Em nome de todas eu gostaria de agradecer tudo que estão fazendo por nós aqui no sistema”, disse.