SAP recebe visita técnica do Depen e Fiocruz para conhecer as boas práticas de assistência e acolhimento à saúde dos policiais penais do sistema prisional

8 de novembro de 2022 - 11:52

A Secretaria da Administração Penitenciária, através do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (NUSEP), recebeu visita técnica de integrantes da Coordenação de Saúde do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para conhecer as boas práticas de assistência e acolhimento à saúde dos policiais penais do sistema prisional do Ceará.

No primeiro momento, a equipe visitou a sede do Núcleo de Assistência ao Servidor no Penitenciário para conhecer a oferta de serviços voltados à saúde mental e qualidade de vida dos policiais penais. Ao final, os integrantes se reuniram com a equipe do núcleo da Pasta para mapear boas práticas a serem replicadas em outras Unidades da Federação e recolher informações acerca das demandas e dos entraves existentes para a oferta dos serviços no âmbito da saúde física e mental dos servidores e das pessoas presas.

A reunião contou com a presença do secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, do secretário executivo, Rafael Beserra e do secretário executivo de planejamento e gestão interna, Alvaro Maciel, além da equipe da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) responsável pelo projeto de pesquisa que avalia os fatores que podem interferir e intensificar o risco de casos de depressão, ansiedade e suicídio dos policiais penais.

O DEPEN possui parceria firmada com a Fiocruz para executar o “Projeto de Educação,Prevenção e Promoção da Saúde voltadas à Comunidade Carcerária”. Dentre as diversas metas pactuadas, algumas possuem a necessidade de aprofundamento acerca das práticas e das demandas existentes, visando a qualificação das entregas previstas.

No encontro, Rodrigo Pereira Lopes, coordenador de saúde do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), informou sobre pesquisa nacional em parceria com a Fiocruz que será realizada com os servidores prisionais do país voltado à Política Nacional de Valorização do Servidor Penitenciário.

“Essa pesquisa é psicométrica, ela possui a fase qualitativa e quantitativa. Hoje no Brasil existem 118 mil pessoas que trabalham no sistema prisional e precisamos atingir pelo menos 60 mil servidores para ter validade científica. O Estado do Ceará foi escolhido para a visita devido a uma boa prática específica que foi a contratação da Universidade Federal do Ceará para uma pesquisa de extensão também com respeito à questão da saúde e valorização da vida dos policiais penais do sistema penal. Estamos bastante impressionados com os diversos avanços e felizes com a parceria”, afirma.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, reafirma a parceria. “Precisamos cuidar de quem cuida da gente. Nossa profissão exige cuidados bastante específicos, principalmente na área da saúde mental. Essas parcerias são muito importantes para valorizar e proteger a vida dos nossos policiais. A pesquisa nacional com certeza vai trazer resultados ainda maiores para proporcionar ações e estratégias que permitam que a nossa categoria tenha uma vida mais plena e saudável. Estaremos à disposição pro que for necessário para obter sucesso nessa missão”, atenta.

A coordenadora do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário, Cristiane Lima, explica o objetivo das ações discutidas na reunião. “Para nós, quanto mais parcerias em prol de um mesmo objetivo, que é a saúde e qualidade de vida dos servidores, maior serão os resultados e alcance. Essas pesquisas nos dão subsídio para implantação de políticas e serviços em prol da assistência à saúde mental do servidor penitenciário”, conclui.

Ações e estratégias para prevenção e cuidado da saúde mental dos servidores

A Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), traçaram um plano de trabalho através de um projeto de pesquisa que atua diretamente na saúde mental e na qualidade de vida dos servidores dentro e fora do sistema prisional do Ceará.

A pesquisa parte de duas vertentes que avalia os fatores que podem interferir e intensificar o risco de casos de depressão, ansiedade e suicídio na categoria. Além de avaliar o uso abusivo de álcool e drogas, também será discutido motivos pessoais, financeiros e profissionais que possam estar se tornando gatilhos do adoecimento mental dos profissionais. Outra ação e estratégia traçada pelo plano de trabalho foi o  desenvolvimento de um aplicativo, que será acompanhado pela secretária, para o cuidado e promoção da saúde mental dos policiais penais.

As tratativas da parceria iniciaram desde novembro desto ano passado e surgiu através de uma demanda solicitada pelo secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, ao demonstrar preocupação e cuidado com a saúde mental da categoria.

Além disso, também ocorreu a coleta de dados para atualização do censo penitenciário, que sintetiza informações sobre os estabelecimentos penais e a população prisional. O levantamento possui um relatório detalhado que permite um amplo diagnóstico sobre diversos pontos como questões pessoais, fatores relativos ao crime organizado, percepção da categoria em relação ao sistema penitenciário, gestão, assistências, perfil dos internos, entre outros.