Projeto “Sou Capaz” capacita mais de 290 internos da UP Itaitinga 3 para cursos de qualificação profissional na área de construção civil

26 de novembro de 2022 - 09:55

A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, capacitou mais 290 internos da Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga3).

As qualificações fazem parte do projeto “Sou Capaz”, financiadas com recursos do Fundo de Combate à Pobreza – FECOP e realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE). Os cursos certificados na solenidade foram na área de construção civil para as profissões de pedreiro de alvenaria, eletricista, gesseiro, pintor, bombeiro hidráulico e serralheiro.

De 2019 a 2022, a SAP capacitou 778 internos somente nesta unidade. Ao todo, foram capacitados 15.435 internos, o que representa quase 70% de todas as pessoas privadas de liberdade do sistema penitenciário cearense. O Projeto Sou Capaz continua em execução com a capacitação de mais 80 internos e conclusão da construção de 4 salas de aula realizadas nas aulas práticas do SENAI.

Os cursos possuem carga horária total entre 160 e 180 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, turno manhã e tarde. O projeto tem foco na ressocialização por meio do fomento ao trabalho, geração de renda e capacitação profissional para pessoas privadas de liberdade.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta a importância de acreditar na mudança da realidade dos internos através da capacitação profissional. “Acreditamos fielmente na transformação do ser humano em qualquer tempo e nós como Estado estamos oportunizando a todos para não retornarem ao crime. Nosso propósito é aumentar cada vez mais o número de internos participando em projetos de ensino, capacitação e trabalho. Agradeço ao SENAI pela parceria e por acreditar que é possível tornar essa realidade cada vez mais próxima”, atenta.

A Gerente de educação do Senai Ceará, Sônia Parente, fala sobre a parceria. “A SAP e o SENAI tem feito esse diferencial na vida dos internos através da educação e da qualificação. Desejo que a escolha de vocês em fazer um curso de capacitação profissional contribua cada vez mais em trabalhos, como esse de pintura, feito por vocês aqui na unidade. Isso aqui é fruto do produto e do resultado de tudo que aprenderam durante o curso. Pois no SENAI você aprende fazendo. Que Deus abençoe o caminho de todos, da escolha profissional e que essa capacitação possa contribuir para uma vida melhor fora dos muros do sistema prisional”, disse.

A Coordenadora de Trabalho e Renda do DEPEN, Pollyane Laura, parabeniza os projetos de ressocialização. “Gostaria de ressaltar que o secretário Mauro Albuquerque é um gestor muito atuante e que está sempre correndo atrás de mais e redobrando metas. Que vocês possam aproveitar essas oportunidades, pois nós trabalhamos pra isso, por acreditar na capacidade que a ressocialização tem de mudar as pessoas. Parabéns aos policiais penais também pela disponibilidade de fazer acontecer e fomentar todas essas atividades. É uma honra participar desse evento e poder levar tantas experiências para compartilhar em outros estados”, atenta.

O interno da da Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga3), Anderson da Silva, agradece a oportunidade. “Está sendo uma experiência incrível aprender uma profissão nova e jamais imaginaria que seria dentro do sistema prisional. Essa nova chance vai abrir um leque de possibilidades quando obter minha liberdade. Nunca imaginei me capacitar em pintura imobiliária e hoje me considero capaz de me transformar em um grande profissional na área”, conclui.