SAP e Seduc iniciam Jornada Pedagógica 2023 – EPPL sobre trabalho educacional nas unidades prisionais

30 de janeiro de 2023 - 16:21

Com o objetivo de organizar o trabalho pedagógico das pessoas privadas de liberdade para o ano letivo de 2023, a Secretaria da Educação do estado do Ceará inicia nesta segunda-feira (30), a Jornada Pedagógica 2023 – EPPL.

A jornada envolve a Secretaria da Administração Penitenciária, a Superintendência do Sistema Estadual do Sistema Socioeducativo, a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e Crato, além dos professores responsáveis pelas atividades educacionais nas unidades prisionais.

O encontro ocorre nos dias 30 e 31 de janeiro, por reunião virtual e tem, como propósito, refletir sobre o papel do professor para o desenvolvimento das competências leitoras, alinhar procedimentos operacionais para o trabalho educacional nas unidades prisionais e planejar propostas iniciais para o trabalho pedagógico de 2023.

O secretário executivo da administração penitenciária, Rafael Beserra, comenta sobre a importância da ação. “Gostaria de ressaltar o empenho de todos os professores e gestores escolares envolvidos nas atividades educacionais do sistema prisional. Eles são um dos principais canais para alcançarmos bons resultados em todos os pilares: Enem PPL, Encceja e alfabetização. A SAP espera em 2023 ampliar a oferta educacional para as pessoas privadas de liberdade e continuar garantindo a excelência da educação ofertada pela Seduc”, afirma.

O coordenador de educação da SAP, Rodrigo Moraes, fala sobre o fortalecimento dos vínculos entre as instituições responsáveis pelas atividades educacionais do sistema prisional. “A jornada pedagógica é um marco do início do ano letivo, pois visa garantir um bom planejamento das ações da oferta educacional e o alinhamento dos professores diante das políticas direcionadas às pessoas privadas de liberdade. A SAP inicia o ano com boas expectativas na ampliação da oferta, além da garantia da educação de excelência e no aumento dos números das aprovações dos exames nacionais”, disse.