SAP conquista premiação em encontro nacional sobre política de enfrentamento ao racismo

15 de setembro de 2023 - 10:53

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização acaba de conquistar premiação no “I Encontro Nacional sobre a Política de Enfrentamento ao Racismo no Sistema Prisional do Rio Grande do Sul” e na “I Mostra Nacional de Experiências Compartilhadas”. O evento foi promovido pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do Estado do Rio Grande do Sul, na Cinemateca Capitólio na cidade de Porto Alegre.

A iniciativa é da Comissão de Elaboração, Monitoramento e Implementação da Política Penal de Enfrentamento ao Racismo no mbito do Sistema Prisional para estimular a igualdade e o combate à qualquer forma de discriminação racial. São ações afirmativas executadas a curto, médio e longo prazo, levando em conta as áreas de atuação prioritárias e as demandas mais imediatas.

O evento contou com a participação da diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Ilana Ferro, cujo o estabelecimento penitenciário é referência em atividades voltadas para internos gays, travestis, bissexuais, idosos, cadeirantes e aqueles que respondem à Lei Maria da Penha no Ceará. Na ocasião, também estiveram presentes especialistas e representantes da comunidade negra, além de diferentes instituições, para compartilharem conhecimentos e saberes, a fim de ampliar o diálogo sobre a temática.

Durante a solenidade, o titular da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Luiz Henrique Viana, ressaltou a importância de trazer para o debate o combate ao racismo não só no âmbito prisional, mas na sociedade como um todo. “A temática que abordamos tem como foco o sistema prisional, porém deve estar sempre no nosso dia a dia”, disse. “Esse trabalho tem sido realizado a diversas mãos, e reconhecemos que muito tem sido feito na nossa área, com abordagens e capacitações. E o que se testemunha aqui é mais um passo. É dever do Estado criar espaços para que discussões sobre igualdade e combate a qualquer forma de discriminação social.”

A diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Ilana Ferro, comenta sobre a experiência no evento. “Participar do I Encontro Nacional sobre a Política de Enfrentamento ao Racismo no Sistema Prisional foi uma honra e principalmente por estar representando o Estado do Ceará. Saber que a nossa experiência, enquanto administração penitenciária, foi uma das três melhores do país e premiada neste evento de tamanha relevância é muito importante. Que possamos prosseguir e continuar assegurando todos os direitos humanos, combatendo todas as formas de preconceito e discriminação racial que existe no nosso país e dentro do sistema prisional cearense”, disse.