SAP e Senac promovem capacitação profissional no segmento de serviços gerais para 140 egressos do sistema prisional

3 de novembro de 2023 - 11:16

Com o objetivo de garantir a qualificação profissional e promover a reinserção social de egressos do sistema prisional, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/CE), promoveu mais um curso de “Agente de Limpeza e Conservação”.

A ação é uma estratégia da Coispe/SAP que tem, como objetivo, realizar o encaminhamento dos egressos ao mercado de trabalho e realizar a capacitação profissional para beneficiá-los com as vagas nos órgãos públicos disponibilizadas por meio da Lei Estadual de Reserva de Vagas em contratos públicos, Lei nº 15.854/2015,  com todos os direitos garantidos pela CLT.

O curso possui carga horária total de 160 horas/aulas. Ao todo, serão 140 egressos certificados, divididos em sete turmas. O profissional dessa área é responsável por realizar a limpeza e a conservação de ambientes internos e externos, coleta de resíduos domiciliares, resíduos sólidos de serviços de saúde e acondicionamento de lixo para a coleta. Suas atividades são em condomínios, empresas públicas e privadas, comércio, indústrias ou hospitais.

A qualificação profissional visa promover a reinserção social dos egressos do sistema prisional por meio do mercado de trabalho, de modo a concretizar a inclusão cidadã e promover a redução da reincidência criminal. Além disso, também propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da SAP, Cristiane Gadelha, fala da importância da qualificação na vida dessas pessoas. “A capacitação profissional é um meio essencial para a persistência dos egressos de continuarem no caminho da transformação. Por isso é tão importante a união e apoio das parcerias nesse processo. Esse trabalho desenvolvido vai além da qualificação, pois ele ajuda na ocupação, no resgate de autoestima, da dignidade, no meio familiar, e acima de tudo e mais importante, na reinserção social”, disse.

O gerente do Senac/Centro, Vagner Forte, reafirma o compromisso da parceria em prol da ressocialização dos egressos do sistema prisional. “O Senac sempre atuou fortemente na parte social, justamente na parte de transformar a vida das pessoas. Esse projeto se torna um ponto de destaque, pois junto com a SAP nós trabalhamos em cima desses egressos, que já se encontram em uma situação frágil de ressocialização e reingressão ao mercado de trabalho, e consegue trazer as formações profissionais que irão facilitar essa inclusão. É uma satisfação enorme o Senac poder contribuir com esse processo. A cada jovem que conseguimos inserir no mercado de trabalho, trazer essa pessoa de volta para sociedade e mostrar que existe um novo caminho, isso é o que nos dá sentido a nossa missão”, afirma.

O egresso do curso de Agente de Limpeza e Conservação, Leonardo Rodrigues, agradece a oportunidade. “É uma chance única ter conseguido vaga nesse curso profissionalizante. Pra mim está sendo uma experiência nova, pois eu tinha uma visão sobre os profissionais dessa área e com o curso eu aprendi muita coisa nova e me surpreendi. Minha perspectiva é concluir o curso com sucesso e que uma porta se abra no mercado de trabalho. O projeto realmente ajuda na ressocialização, pois sou testemunha de muitos exemplos de colegas que participaram e obtiveram sucesso na caminhada. Isso me influenciou muito para lutar por essa oportunidade. Tô me esforçando, estudando e buscando para que em um futuro bem próximo eu possa representar e me tornar um bom profissional”, atenta.

A egressa do curso de Agente de Limpeza e Conservação, Milena Gomes, comemora a chance de mudar de vida. “São poucas pessoas que conseguem essa oportunidade. Daqui pra frente é terminar o curso, receber o certificado e mostrar pra todo mundo que, independente do passado, temos o direito de entrar no mercado de trabalho. Agradeço muito a oportunidade, pois aqui não aprendemos só sobre serviços gerais, mas também em ser pessoas melhores, a ter mais capacidade de aprendizagem”, disse.