28 policiais são aprovados em teste de aptidão física e se classificam para o VI Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário
19 de novembro de 2023 - 12:09
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Escola de Gestão Penitenciária do Estado do Ceará (EGPR), finalizou o Teste de Aptidão Física (TAF) do VI Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC). Dos 48 agentes que participaram dos testes, foram classificados 28 policiais para iniciar a capacitação.
Os inscritos realizaram duas etapas que foram divididas nos dias 16 e 17 de novembro. Os participantes passaram nos testes de exercício em barra fixa, flexão de braço, abdominal, corrida, apneia estática, apneia dinâmica e flutuação. A capacitação começa na próxima segunda-feira, 20 e segue uma jornada de 25 dias, com carga horária de 350 horas/aula.
O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, comemora mais uma edição do CIRRC. “Esse curso vai muito além da capacitação técnica dos alunos. Ele desenvolve diversas capacidades, desde a formação profissional até a pessoal. Nossa missão é sempre proporcionar os melhores treinamentos e capacitações a todos os profissionais que fazem parte do sistema prisional, para garantir ainda mais a segurança e controle de todas as unidades prisionais, além da manutenção dos projetos de ressocialização”, disse.
O policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias e instrutor do curso VI Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC), Daniel dos Anjos, comenta sobre a importância do curso. “O CIRRC nos ensina a sermos gerenciadores de crise e não o causador dela. Além disso, outro ponto crucial é aprender a ter segurança em ação e olhar de maneira ampla e eficiente o trabalho que desenvolvemos dentro do sistema prisional. Essa qualificação te dá a capacidade de tomar a posse do que é ser um policial penal de verdade, pois independente de qualquer situação o profissional precisa estar preparado, capacitado e treinado”, afirma.
O policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias e aluno do VI Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC), Paulo Ricardo, fala sobre o desafio de participar do curso. “Estou muito feliz em ter obtido êxito e estou confiante para o início do curso. Não é somente o profissional que ganha em participar desse curso, mas também a sociedade cearense. Esse conhecimento vai nos ajudar a melhorar as ações dentro do sistema penitenciário, abordando a questão da segurança, ordem, disciplina e até mesmo a ressocialização dos internos”, conclui.
O policial penal do Grupo Penitenciário de Operações com Cães do Rio Grande do Norte, Ielson Gregori, comemora o êxito do Teste de Aptidão Física. “Já havia tentado três vezes e nessa última edição do CIRRC consegui superar todos os desafios e concluir com sucesso. Através do apoio da minha instituição, superei meus limites e ultrapassei essa primeira etapa do curso. Estou buscando mais conhecimento para minha vida profissional, não só para segurança pública no Ceará, mas também para a população do Rio Grande do Norte”, atenta.