SAP recebe visita técnica de policiais penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão
2 de fevereiro de 2024 - 11:02
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização recebeu visita técnica de policiais penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão para conhecer a implementação e o uso das câmeras corporais usadas pelos servidores nas unidades do Estado, além do modelo gerencial do sistema prisional cearense.
O sistema penitenciário do Ceará foi o primeiro do Brasil no uso de câmeras corporais acopladas nos uniformes dos seus policiais penais como equipamento de segurança e transparência. No primeiro momento, o titular da Pasta, Mauro Albuquerque, se reuniu com a comitiva e demonstrou, em tempo real, a funcionalidade dos aparelhos dentro dos estabelecimentos penais, com transmissão de imagem, som e sistema de rádio.
Em outro momento, com a presença do coordenador de educação, Rodrigo Moraes, da coordenadora de inclusão social do preso e do egresso do Ceará, Cristiane Gadelha e do coordenador de alternativas penais, Elton Gurgel, ele apresentou o aspecto organizacional da secretaria, o modelo de gerenciamento das unidades prisionais, a rotina de trabalhos implementados com os policiais penais e os projetos de reinserção social das pessoas privadas de liberdade. Na ocasião, foi detalhado os protocolos de segurança, a padronização de medidas, as mudanças estruturais dos estabelecimentos penitenciários, os projetos de ressocialização dos internos como salas de aulas, espaços de cursos de capacitação profissional, artesanato, oficinas, as empresas instaladas e os procedimentos implementados no Ceará para melhorar o sistema carcerário do Estado.
A comitiva visitou a primeira Unidade Prisional de Segurança Máxima Estadual das regiões Norte e Nordeste. Além disso, também conheceram a Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5), a Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga), a Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba) e o canil do Núcleo de Operações com Cães do Grupo de Ações Penitenciárias. Os integrantes puderam conhecer, na prática, tudo que foi apresentado anteriormente pelos gestores da SAP.
O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, fala sobre a importância de compartilhar experiências com outros estados. “Foi muito enriquecedor a troca de informações com o Estado do Maranhão. O sistema prisional maranhense tem tido sucesso em várias frentes, mas o Ceará também tem muito para ensinar e agregar. Conseguimos compartilhar as boas práticas e conversar sobre elas. A experiência mútua vai tornar a implementação mais rápida e efetiva, trazendo grandes resultados para ambos. Estamos em constante processo de aprendizagem e a missão é avançar cada vez mais”, disse.
O policial penal e diretor geral da secretaria de estado de administração penitenciária do Maranhão, João Francisco Rodrigues, parabeniza o sistema cearense. “O nosso principal objetivo era conhecer a utilização das câmaras corporais por parte dos agentes e acabou que o secretário Mauro ampliou essa visita e para nós foi muito proveitoso. Aprendemos muito sobre a rigidez da segurança nas unidades prisionais e dos grupamentos. É nítido a valorização do servidor e que, de fato, o Mauro dá total apoio aos profissionais. O Estado do Ceará não é só segurança. Eu estive aqui em 2019 e observei uma mudança completa. A atividade de humanização foi praticamente multiplicada em todas as unidades do Estado. Houve uma evolução na ressocialização em todo o sistema prisional. Observamos atentamente como vocês trabalham aqui, para que possamos voltar para lá com muitas ideias e também para tentar manter nosso padrão de serviço”, conclui.