C.A.A.T qualifica 42 profissionais das forças de segurança do Estado em sua 81ª edição

3 de fevereiro de 2024 - 09:08

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), acaba de concluir o 81º Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (C.A.A.T).

O treinamento é ministrado por instrutores do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), da Força de Intervenção Penitenciária Integrada (FIPI), além do próprio secretário da Pasta, Mauro Albuquerque. O curso qualificou 42 profissionais, sendo 40 policiais penais e 2 policiais militares.

A capacitação possui carga horária de 64 horas/aulas e conta com disciplinas teóricas e práticas como apresentação do armamento e munição, armamento, manejo e técnica de tiro – Pistola .40, Arma Longa Espingarda Calibre 12 e Arma Longa Calibre 5,56 e Arma Longa Calibre .40, noções de saque velado, instrumentos de menor potencial ofensivo – IMPO e trabalhando saúde mental e autocuidado.

O objetivo do curso é aprimorar o uso de armamentos por policiais penais e agentes de várias esferas de segurança pública, aumentando a segurança nos procedimentos dentro e fora do sistema prisional. O CAAT já formou 3032 profissionais: 2725 policiais penais, 86 policiais civis, 149 policiais militares, 51 guardas municipais, 2 policiais rodoviários federais e 19 policiais de outros estados.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, fala da importância da capacitação. “No CAAT não existe diferença, todo mundo é igual. A diferença é só a força de vontade para aprender, aperfeiçoar e adaptar as técnicas para cada um. Gostaria de parabenizar todos que participaram pelo empenho de querer crescer profissionalmente. O grupo demonstrou união, superação, amizade e espírito de equipe. Esse é o diferencial da nossa categoria. Investimos em capacitação e equipamentos de ponta para fazer os nossos profissionais chegarem ao topo em todos os aspectos”, conclui.

A inspetora da Polícia Civil, Erika Cavalcanti, fala sobre a capacitação. “O CAAT é um curso maravilhoso de aperfeiçoamento, armamento e tiro e está sendo grandioso ter essa oportunidade. Nós da Polícia Civil temos alguns treinamentos, mas esse em específico é um curso muito disputado para fazer. Agradeço desde já a oportunidade dada pelo secretário Mauro. É importantíssima essa capacitação porque prepara para a vida, nos aperfeiçoa enquanto pessoa e também nos deixa pronto para o combate”, disse.

O policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias, Francisco Giovanni, agradece a oportunidade. “Em questão de evolução, já estou com 16 anos de sistema e nunca havia participado de um curso tão completo, em teoria e prática como esse. O diferencial é que no momento que a gente pega o conhecimento, a gente já pratica. A qualificação exige do nível pessoal ao profissional. Profissional dentro da nossa área de trabalho. A palavra que posso definir os tempos que vivemos hoje na Polícia Penal é gratidão”, afirma.