26 de março de 2024 - 10:30

Para discutir sobre ações de apoio à saúde mental e de prevenção ao suicídio para profissionais de segurança pública, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização participou de reunião na Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Pessoal (SSPDS).

Na ocasião, estiveram presentes a coordenadora das equipes de enfermagem e médicos da saúde prisional, Purdenciana Ribeiro, o supervisor de ensino da EGPR, Aluizio Lourenço e a psicóloga do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep), Niara Torres.

O objetivo da reunião é aproximar a Abips das instituições de forma mais efetiva, analisando as necessidades subjetivas de cada órgão, além de desenvolver estratégias e ações para realizar a prevenção de saúde, o acompanhamento e a disponibilização de serviços voltados a prevenção ao suicídio dos agentes de Segurança Pública.

Durante a reunião, a psicóloga do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário, Niara Torres, apresentou a atuação do equipamento na prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida, com ênfase no cuidado em saúde mental e atenção biopsicossocial do servidor penitenciário.

A gestora da assessoria de assistência biopsicossocial (Abips), Bruna Gadelha, fala sobre a reunião. “O objetivo da nossa reunião é integrar os setores de saúde das instituições que elaboram estratégias e executam os serviços de saúde para os profissionais de segurança, para que possamos entender em que pé cada setor está, quais são as maiores dificuldades, e quais são as estratégias que vamos poder atuar daqui para frente para prevenir e promover saúde, também focando na prevenção de suicídio de profissionais de segurança pública. Nós sabemos que esses profissionais necessitam de um atendimento especializado. Foi um momento de troca de conhecimento, informações e também de fortalecimento de ações para implantar e aperfeiçoar ainda mais esses programas já existentes”, afirma.

A psicóloga do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário, Niara Torres, comenta sobre a importância da reunião. “Foi um momento da gente poder conhecer o que as outras equipes de saúde das forças de segurança estão realizando com os servidores.  É fundamental pensar em ações integradas de prevenção, pós-venção e promoção da saúde mental e em relação aos casos de suicídio. Acreditamos que fazendo campanhas e protocolos, de forma integrada com essa inteligência conjunta de promoção da saúde mental, a gente também pode ter servidores com bastante qualidade de vida e melhores no trabalho”, conclui.

Atendimento Biopsicossocial ao Policial Penal

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep), mantém, como rotina, serviços voltados ao cuidado em saúde mental para os servidores e policiais penais do sistema prisional.

A Secretaria oferece plantão psicológico ininterrupto para atender os servidores pelo telefone ou Whatsapp nos 7 dias da semana, nas 24 horas do dia. No ano de 2022, a polícia penal cearense ganhou um novo espaço físico, com mais 6 psicólogos para atendimento e terapia presencial.Também possui psiquiatra em nossos quadros e um ambulatório exclusivo para os policiais penais no Hospital Mental de Messejana.

O serviço terapêutico consiste no acompanhamento e orientação dos trabalhadores e seus familiares, acompanhamento em Psicoterapia Breve ou em situação de crise, atendimento de paciente crônico e retorno das licenças psicológicas. Para acrescentar o cuidado, a SAP passou a oferecer, de forma gratuita, o curso Guardiões da Vida, que qualifica os servidores a cuidar de si e a conseguir identificar os colegas que precisam de cuidados preventivos na questão da saúde mental.

Abips

Criada em 2017, a assessoria disponibiliza serviços para a manutenção da saúde mental dos profissionais que compõem o sistema de segurança. O setor oferece serviços para o acompanhamento psicológico e tem como público-alvo quem integra a SSPDS e suas vinculadas: Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A Abips funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, com atendimento psicológico, plantão psicológico, atendimento social, atendimento psiquiátrico, fisioterapia, além de palestras, ações e intervenções em grupo.