Teste de Aptidão Física do III Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário é concluído e contará com a participação de 14 policiais

31 de maio de 2024 - 09:00

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), finalizou o Teste de Aptidão Física (TAF) do III Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário. Dos 20 profissionais que participaram dos testes, foram classificados 14 policiais para o início da capacitação.

Os inscritos passaram por duas etapas divididas nos dias 28 e 29 de maio. Os participantes realizaram exercícios em barra fixa, flexão de braço, abdominal, corrida, apneia estática, apneia dinâmica, flutuação, salto de plataforma, além de teste de imobilização tática (TIT), teste de aptidão tiro (TAT) e teste operacional de tonfa (TOT). A capacitação começa na próxima segunda-feira, 3, e segue uma jornada de 60 dias, com carga horária de 840 horas/aula.

O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, parabeniza os alunos que concluíram o teste com êxito. “Parabéns a todos os que participaram e principalmente aos 14 que acreditaram em si e passaram por essa primeira fase do curso. O CAIRRC é uma oportunidade única de aprendizagem e autoconhecimento, pois a capacitação te transforma como pessoa e profissional. Espero que os futuros novos interventores estejam prontos para fazer parte da família e se empenhem para a nova missão”, disse.

A policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias, Ana Paula Matos, comemora o êxito no teste. “O sentimento é de satisfação total, principalmente sabendo que sou a única mulher do grupo. É de lembrar do que sou capaz e que consigo tudo o que eu quiser com confiança e querência. Estou novamente me especializando e aproveitando essa oportunidade que não é pra qualquer pessoa. Esse curso é de nível avançado, onde irei absorver mais conhecimento e a única coisa que preciso fazer é dar o meu melhor. As modalidades do curso são bastante amplas e farei o possível para concluir com sucesso e me tornar uma instrutora e multiplicadora da doutrina. Toda minha gratidão à secretaria, ao secretário Mauro e em especial a minha família”, afirma.

O 3º Sargento da Polícia Militar da 2ª Companhia do 2º Batalhão do Choque, Paulo Andrade, fala sobre a expectativa do curso. “Esse início de pré-curso e as fases avaliativas já nos prepara para o que está por vir no curso. Esse curso é de extrema importância para a vida profissional. Como policial militar, tive pouco contato nos primeiros anos de corporação com a polícia penal e em 2020 tive a oportunidade de fazer o CIRRC. Esse curso, considerado básico, abriu um mundo de possibilidades na minha frente e fiquei encantado com a doutrina de intervenção prisional. Por isso, vou buscar neste avançado mais conhecimento para agregar ainda mais na minha carreira profissional”, concluiu.

O policial penal do Estado do Piauí, Rodrigo Antunes, ressalta a importância do curso para a sua vida profissional. “Me sinto muito feliz em ter logrado com êxito nas etapas iniciais para entrar no curso de intervenção avançada e o sentimento é de orgulho e uma vontade imensa de pertencer a essa doutrina. Em 2021, participei do CIRRC e me inspirei nos instrutores que tive a oportunidade de conhecer. Sempre tive vontade de tentar o CAIRRC e com muita garra e determinação, estou confiante que irei me tornar um deles daqui há 60 dias”, atenta.