SAP promove aula inaugural do III Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário

5 de junho de 2024 - 08:58

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização promove aula inaugural do III Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário.

Na abertura da aula, estiveram presentes o secretário executivo, Rafael Beserra, o secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, a coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), Tereza Castro e o coordenador do Grupo de Ações Penitenciárias, Paulo Henrique Costa.

Com duração de 60 dias, dos 20 profissionais que participaram dos testes de aptidão física, foram classificados 14 policiais para o início da capacitação. Entre aulas teóricas e práticas, a formação tem como objetivo capacitar servidores do sistema prisional do Estado do Ceará e de outros estados da federação para atuarem como multiplicadores de técnicas e procedimentos modernos utilizados na contenção de crises em ambientes prisionais e práticas de rotinas e procedimentos penitenciários pautados nos princípios constitucionais e na manutenção da segurança, disciplina e ordem nas unidades prisionais.

O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, dá boas vindas aos alunos do curso. “Mais um momento muito importante para a secretaria da administração penitenciária e ressocialização, pois estamos no III Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário. Vocês não tem noção da importância desse curso na vida de um operacional. Na minha vida, foi um divisor de águas, e olha que nessa época nem se imaginava que poderia existir uma força de intervenção integrada, onde vários policiais pudessem evoluir em conjunto. É nossa obrigação repassar todo o conhecimento adquirido durante a vida, principalmente nas questões profissionais. Que Deus abençoe esse curso, a gestão, os instrutores, os alunos e que ele sempre seja nosso escudo protetor e principalmente os nossos familiares”, disse.

A coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), Tereza Castro, fala sobre a importância do curso. “Primeiramente, eu quero parabenizar vocês pela escolha. A escolha de ser um multiplicador, de ser um instrutor, e eu vou usar a palavra que eu acho mais bela, professor. A oportunidade é de aprender, de se aperfeiçoar, e de ter em mente a responsabilidade que é ser um instrutor. Um instrutor, além de um bom operador, ele tem que ser um exemplo para o aluno. Por isso ele tem que estar atento na sua ética e na sua postura. Aqui não é só uma capacitação, não é só um treinamento, não é só conhecimento, também aprendizagem e trabalho para a sua ética, também postura. Boa sorte a todos”, afirma.

O aluno e policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias, Wiston Martins, agradece a oportunidade. “A expectativa é grande pelo aprendizado, principalmente pelo conhecimento e crescimento pessoal e profissional. Estamos aqui para nos tornarmos instrutores e multiplicadores da doutrina. É gratificante saber que após concluir o curso, vamos poder passar e ensinar todo esse conhecimento para outros profissionais de segurança pública”, concluiu.