Governador Elmano de Freitas e Secretário Mauro Albuquerque pleiteiam investimentos para o sistema prisional do Ceará em reunião com secretário Nacional da Segurança Pública

28 de junho de 2024 - 16:25

Em uma iniciativa estratégica para fortalecer o combate ao crime organizado, o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, e o secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, se reuniram com o Secretário Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça, Mário Luiz Sarrubbo, em Brasília. Na ocasião, também estiveram presentes o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, e o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Salmito Filho.

Entre os temas abordados, destacam-se a necessidade de mais recursos para apoiar a segurança pública e a Polícia Penal. Além disso, também foi discutida a construção de uma nova unidade prisional para o regime semiaberto, uma medida que visa a ampliar a capacidade e melhorar as condições do sistema prisional do estado.

Outro ponto importante das tratativas foi o financiamento de mais câmeras corporais para os policiais penais. O Estado do Ceará é pioneiro no Brasil ao implementar câmeras corporais no sistema prisional, atendendo integralmente à portaria do Ministério da Justiça. Essas câmeras já estão em funcionamento há mais de um ano em todas as unidades prisionais do Estado,  mesmo antes da existência da portaria.O objetivo é expandir esse projeto para aumentar ainda mais a transparência e a segurança nas unidades prisionais.

A integração com o Governo Federal permite uma maior eficiência na gestão do sistema prisional e no combate às facções criminosas que atuam dentro e fora das penitenciárias. Essa cooperação é fundamental para garantir a ordem e a segurança pública. A reunião reforça o compromisso do Governo do Estado em trabalhar de maneira colaborativa e integrada com todas as forças de segurança, buscando soluções eficazes para o combate ao crime organizado e a promoção da segurança pública no Ceará e em todo o Brasil.

O governador Elmano de Freitas também destacou a importância dessa colaboração: “Estamos empenhados em fortalecer a segurança pública no Ceará. O objetivo é integrar ainda mais a atuação das Forças de Segurança do Ceará com o Governo Federal, com o apoio em diversas ações e a troca de informações entre os Centros de Inteligência para fortalecer o combate ao crime organizado. O Governo do Ceará está estruturando o Sistema Estadual de Inteligência, com a ampliação de 135 para 791 profissionais no setor, além de ofertar gratificações para esses profissionais. Todos unidos trabalhando para garantir a tranquilidade do nosso povo”, afirma. 

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, ressaltou que essa parceria trará avanços significativos para a segurança pública. “Nosso objetivo é o mesmo, combater o crime organizado. Sob a liderança do nosso governador Elmano de Freitas e a integração entre as forças de segurança, as ações e estratégias já estão surtindo efeito no estado do Ceará. A reunião reafirmou a importância da colaboração entre os governos estadual e federal para garantir a segurança da população cearense e combater de forma eficaz o crime organizado”, disse.