SAP e Casa Militar promovem instrução de segurança de autoridades governamentais para alunos do III Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário

12 de julho de 2024 - 15:20

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Casa Militar do Estado do Ceará, promoveu instrução de Segurança de Autoridades Governamentais para os alunos do III Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário.

A qualificação faz parte do conteúdo programático do curso e possui carga horária de 20 horas/aula. A formação tem como objetivo proporcionar aos policiais penais conhecimentos teóricos e práticos de atividades relacionadas à proteção de chefes de poderes e dignitários. Durante a instrução, os alunos aprenderam conteúdos voltados para o desenvolvimento comportamental, técnico-científico e tático-operacional do indivíduo. 

O tenente Salomão, da Casa Militar do Estado do Ceará, fala sobre a importância da instrução. “Nosso curso completo tem duração de 30 dias. Para essa qualificação, compilamos os conteúdos e ensinamos todas as variações que existem, principalmente na prática. Além de ser um conteúdo enriquecedor, é um contexto totalmente diferente e novo para eles, mas a Polícia Penal também faz segurança. Ela possui a célula de segurança do secretário de administração penitenciária e é seu dever protegê-lo. Eles estão sendo treinados a nível presidencial e isso lá na frente vai fazer muita diferença”, disse. 

O policial militar e aluno do III Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, Paulo Andrade, comenta sobre sua experiência. “Gostaria de agradecer aos professores da Casa Militar pela entrega e voluntariedade de estarem aqui nos ensinando e agregando com esse conhecimento tão importante.  É fundamental ressaltar essa integração e união. Nós, como profissionais, sabemos que quando se trabalha nessa função vivemos a vida da autoridade. Fora do curso, eu atuo nessa área. A vida do policial é sobre isso. Proteger e honrar em diversas situações. Obrigado por terem fortalecido e aperfeiçoado ainda mais minha função como segurança e profissional”, afirma.

O policial penal e aluno do III Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, Wadson Texeira, fala sobre a instrução. “A experiência que eu tive com a disciplina de segurança e proteção da autoridade governamental foi de grande valia, porque sabemos que no nosso Estado temos várias autoridades e que a responsabilidade dessa proteção é feita por policiais. É preciso abnegação e dedicação exclusiva para esse trabalho e para poder desempenhar sua função com maestria. Foi muito engrandecedor para o nosso curso e espero ter a oportunidade de futuramente participar do curso mais completo nessa área”, disse.