Forças de segurança do Ceará comandam operação de limpeza e pintura em muros que mantinham inscrições criminosas
16 de setembro de 2024 - 10:09
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) realizaram uma operação no Bairro Granja Lisboa, no Conjunto Habitacional Leonel Brizola, como parte do programa “Ceará Contra o Crime”. A operação visou a limpeza total do local e a pintura dos muros, que estavam cobertos por inscrições associadas a atividades criminosas. A ação envolveu policiais penais, civis e militares, além de dez internos autorizados pelo Poder Judiciário para atuar na remoção das pichações ligadas a organizações criminosas. Para garantir a eficácia da operação, foram utilizados caminhões caçamba, um trator para a remoção de entulho e outros equipamentos pesados, assegurando a remoção eficiente dos obstáculos e a completa restauração da área.
A operação contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário da SAP, Mauro Albuquerque, o secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, e o delegado e titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho. O 17° Batalhão de Polícia Militar do Ceará, o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS também participaram ativamente, sob a coordenação da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (COPOL).
O programa “Ceará Contra o Crime” é uma iniciativa do Governo do Ceará voltada para o combate à criminalidade e à melhoria da segurança pública no estado. A proposta do programa é implementar uma série de ações coordenadas para enfrentar e reduzir a violência e o crime organizado.
O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, destaca a importância da colaboração entre as diferentes forças de segurança na operação “Ceará Contra o Crime”. “A integração da Polícia Penal com outras forças de segurança é fundamental para potencializar os resultados. Além disso, promove a sensação de segurança e tem um impacto direto na redução de crimes, inibindo a atuação de grupos criminosos e fortalecendo o vínculo entre o poder público e os moradores. Iniciativas como essa são essenciais para combater a criminalidade de maneira eficiente, envolvendo não apenas a repressão, mas também ações de cidadania, como a melhoria do espaço urbano e a reintegração de internos à sociedade por meio do trabalho”, destacou.