Capacitação profissional: internos participam do programa Primeiro Passo

9 de outubro de 2018 - 11:36

Recebendo incentivo educacional e aprendendo um novo ofício, 60 internos do sistema prisional cearense já foram certificados no ano de 2018 pelo projeto Primeiro Passo – Jovem Bolsista. Realizado pela parceria entre Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o projeto conta atualmente com oito turmas ativas e leva aos presídios novas oportunidades de mudança de vida.

 

No mês de agosto, a CPPL III, a Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV) e a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) formaram as novas turmas para os cursos de pintura e textura em paredes, doces e salgados e mecânica de motos. Com previsão de certificação para outubro, os participantes se dividem em aulas teóricas, voltadas para a capacitação cidadã, e práticas, que oferecem formação ao jovem para o mercado ou para o trabalho autônomo.

 

Na Unidade Penitenciária Francisco Adalberto de Barros Leal (UPFABL) e no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, 34 internos receberam certificação no curso de mecânica de motos, enquanto na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III) 28 internos se certificaram no curso de pintura e textura em paredes. Os cursos possuem duração de 120 horas/aula.

 

Abrangendo o público de 18 a 26 anos dentro das unidades, o Primeiro Passo oferece um incentivo completo que inclui fardamento, material didático, lanche e bolsa, uma oportunidade que é capaz de mudar perspectivas e fornecer subsídios para a reinserção social.