Nusau: Ferramenta do Ministério da Saúde gera redução de custos

18 de dezembro de 2018 - 12:32

Uma economia de 50% com a aquisição de medicamentos e a garantia de não faltar remédio para internos do sistema penitenciário. Esse foi o balanço do Núcleo de Saúde (Nusau) da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) com a implantação do Horus, uma ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde para gerenciar a assistência farmacêutica.

 

O sistema foi disponibilizado em março e já chegou à totalidade das unidades prisionais que contam com farmácias. A coordenadora das farmácias nas unidades prisionais, Elaine Bezerra, explica que 15 dias após a primeira conversa com o Ministério, a ferramenta começou a ser adotada em alguns estabelecimentos prisionais. Enquanto isso, outros eram preparados, recebendo equipamentos e mobiliário adequado, para em seguida operar o sistema.

 

“Antes do Horus, todos os procedimentos eram feitos manualmente. Então, alguma informação se perdia. Nós não tínhamos a noção exata do que cada unidade precisava. Isso atrapalhava na hora de comprarmos medicamento e também na distribuição. Agora, temos mais planejamento e organização para comprar e distribuir. Conseguimos minimizar as faltas e atender 100% dos internos que necessitam daqueles itens já padronizados”, comemora Elaine.

 

Agora, o cenário é outro, aponta Elaine. Segundo ela, o setor tem um padrão definido de medicamentos e material hospitalar e sabe o que cada unidade demanda e efetivamente consome. Com isso, as compras foram otimizadas e a entrega, toda registrada no sistema, está sendo feita a quem, de fato, necessita do medicamente.

 

Atualmente, o Horus está presente em 20 unidades prisionais, incluindo algumas do interior do Estado, como Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC) e Cadeia Pública de Sobral, entre outros.