SAP promove o 1º Fórum de Qualidade de Vida das Agentes Penitenciárias

11 de dezembro de 2019 - 10:17

A Secretaria da Administração Penitenciária promove, através da Escola de Gestão Penitenciária, o 1º Fórum de Qualidade de Vida das Agentes Penitenciárias do Estado do Ceará nesta quinta-feira (12), no auditório da Secretaria da Administração Penitenciária.

O Fórum tem como objetivo promover o cuidado à saúde das servidoras, que executam o trabalho diretamente ligada às mulheres privadas de liberdade. Esse evento faz parte de um plano estadual das mulheres privadas de liberdade, elaborada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Ministerio da Justiça e Segurança Pública.

Entre os assuntos abordados durante o Fórum, que terá início às 8h e seguirá até 17h, estarão ansiedade, estresse, prevenção e cuidados para que esses sintomas não afetem a vida das agentes.

A abertura da programação será realizada pela coordenadora da EGPR, Tereza Castro, que destaca a importância do Fórum. “Essa iniciativa faz parte de um plano estadual da mulher privada de liberdade e se estende a nós agentes penitenciárias e cuidadoras dessas mulheres. Promover um encontro dos profissionais do sistema prisional é importante para debatermos assuntos da nossa vida cotidiana e profissional. Nós estreitamos os nossos laços, fazemos mais contatos e acredito que isso pode melhorar a saúde mental e também a vida no trabalho”, ressalta Tereza.

A primeira palestra será com assessora jurídica da SAP, Janaína Xavier, que abordará o tema: Autorresponsabilidade e Liderança Feminina. A coordenadora comenta sobre a importância do Fórum.

Fatores que causam sofrimento psíquico e tornam estressante o trabalho das agentes penitenciárias será a abordagem realizada entre 10h30 e 12h. Psicodinâmica do trabalho: Prazer e Sofrimento, o sofrimento das agentes penitenciárias nos cotidianos das prisões e suas principais consequências à saúde mental, prevenção e cuidados necessários serão abordados pela psicóloga Flávia Roberta (Agente Penitenciária, graduada em Psicologia; Pós- Graduanda em Atenção Psicossocial e Saúde Mental; Vice-coordenadora do projeto de Arte Terapia – Artes e Esquizofrenia vinculado à UFC) e a professora Érika Bataglia (Mestre em Filosofia, Pedagoga e Doutaranda em Ciências da Educação; Graduada em Recursos Humanos).

O momento sobre a saúde física também terá destaque no Fórum. A agente penitenciária que também é fisioterapeuta, Lidiany Venâncio falará sobre LER/DORT: Prevenções e Cuidados. O que é, como prevenir, os distúrbios mais comuns, serão alguns assuntos abordados pela profissional.

A assistente social, Cristiane Lima, do Serviço de Atendimento Psicossocial da SAP, também estará no evento. Autoavaliação e Comportamento será o assunto abordado.

Para finalizar o momento, Juliana Amaral (agente penitenciária, educadora física e nutricionista; especialista em treinamento funcional), e abordará sobre reflexo da saúde no desempenho de suas funções, a importância dos exercícios físicos
na produtividade, Ansiedade e Estresse: como a nutrição pode te ajudar. Fatores necessários para melhora
de qualidade de vida e intervenções nutricionais na saúde da agente penitenciária.